Após 42 anos de produção ininterrupta na fábrica de Taubaté (SP) e depois de criar histórias com brasileiros e latinos de todos os cantos do continente, o Gol chega a sua última versão. Para honrar a despedida do carro mais produzido, vendido e exportado na história do mercado brasileiro, a Volkswagen apresenta a edição limitada Last Edition.
Em lote de apenas 1.000 unidades, a versão de despedida deste ícone traz todos os equipamentos disponíveis para o compacto, desde itens de design e estilo, até uma cabine totalmente exclusiva com conforto, tecnologia e robustez. Todo o desenvolvimento foi carinhosamente criado pela equipe de Design da marca no Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.
“São muitas histórias e edições do Gol, um carro que marcou a Volkswagen e a vida de muitas pessoas. Para se despedir de um modelo como esse não é uma tarefa fácil, todos do time se envolveram para trazer uma edição que ficasse na memória de quem já viveu uma história com o Gol. O Last Edition é o resultado de um trabalho bastante emocional e coletivo do Design da Volkswagen”, comenta Pavone.
A cor selecionada para o Last Edition foi o Vermelho Sunset, herdada do Nivus e já presente no T‑Cross e no Novo Polo, ela ressalta as linhas do Gol e contrasta com os detalhes exclusivos da versão de despedida do compacto.
Na dianteira, a grade superior recebeu detalhes preto piano, seguindo a linha de detalhes exclusivos, como as rodas de liga leve de 15 polegadas pintadas de preto brilhante e os adesivos nas portas com alusão à edição.
Na traseira, a nomenclatura “Gol Last Edition” traz a mesma fonte utilizada no Gol GT, protótipo construído pela Volkswagen para o Salão do Automóvel de 2018, além da faixa que interliga as lanternas traseiras, escurecidas exclusivamente para a última edição.
O toque especial ficou para a coluna C, local escolhido para receber o emblema que marca os 42 anos de produção do Gol, revivendo as clássicas rodas orbitais, equipadas pela primeira vez no Gol GTI, na década de 1990.
E, como parceiro de longa data do Gol, o consagrado motor 1.0 MPI também equipa o Gol Last Edition, entregando 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque máximo, atrelado ao câmbio manual de cinco marchas. O conjunto, conhecido por sua durabilidade e robustez, é um dos mais econômicos do segmento.
Cabine digna de uma história de sucesso
Ao longo de sua trajetória, passando pelas cinco gerações, o Gol recebeu diversas configurações de cabines diferentes. Algumas mais funcionais, como na segunda geração do Gol, lançada em 1994, ou uma opção mais esportiva, como o Gol GTI de 1988, mas em todas as ocasiões sendo fiel ao conceito do modelo, pronto para qualquer situação.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
No Last Edition, o interior trouxe a mistura ideal para fazer uma homenagem as edições mais conhecidas do compacto. Já no primeiro contato, os bancos foram revestidos em tecido exclusivo que remete aos assentos Recaro que estavam presente no Gol GTI, além do destaque em baixo relevo com o nome da edição e as costuras vermelhas. Nas portas, foi aplicado, pela primeira vez nesta geração, tecidos na parte central, replicando o material dos bancos. Completando o clima esportivo do interior, o teto foi revestido na cor preta, assim como as colunas A e B.
A frente do motorista, a herança esportiva permanece no painel de instrumentos, com grafismo exclusivo para a Last Edition, além do volante multifuncional revestido em couro, que também recebeu costuras vermelhas. No console central, o sistema de infotainment Composition Touch com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay foi instalado logo abaixo do acabamento em estilo fibra de carbono, onde foi posicionada a placa da edição limitada com a numeração da unidade.
O Gol Last Edition será ofertado com todos os itens de série, sem opcionais, por R$ 95.990.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.