A revista Auto Esporte entregou nesta terça-feira, dia 11, seu tradicional prêmio Carro do Ano. A eleição contou com a participação de quase 50 jornalistas, que votaram em seis categorias, embora uma delas seja a mais desejada, que leva o nome da premiação em si. E foi a Volkswagen quem comemorou, com a eleição do Gol como Carro do Ano.
Na nossa opinião, a vitória do compacto foi justa. O novo Gol é um projeto muito bom e seus concorrentes não tinham nada de especial para enfrentá-lo. O Sandero e o Corolla estão bem no mercado, mas não trazem nada de novo, já o Linea e o Focus Sedan mal começaram a ser vendidos.
Já o prêmio para o Carro Premium do Ano deixou dúvidas. O Audi A4 não vende nada atualmente e sua nova geração mal pisou no país. Estranha a ausência do Classe C, da Mercedes-Benz, que tem um volume muito de emplacamentos, ou então, do Azera, da Hyundai, que oferece muito pelo seu preço.
Entre os utilitários, o resultado foi até previsível: Chevrolet Captiva e BMW X6. O primeiro, apesar do ágio, custa pouco até, pelo que tem, já o segundo leva pelo ineditismo da proposta.
Entre os motores, duas vitórias da Audi/VW novamente: o 2.0 TFSI e 3.2 V6, belos motores, sem dúvida.