Apresentado em outubro de 2003, o Volkswagen Fox acumula mais de 1.800.000 unidades produzidas até julho de 2014. Servindo como base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.
Desenvolvido no Brasil o Volkswagen Fox foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Desde o seu lançamento, o hatch já trazia motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6. O Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível.
O hatch produzido em São José dos Pinhais (PR), na época de seu lançamento, em 2003, empregou a fibra do curauá, planta nativa da Floresta Amazônica, no revestimento do teto e na tampa interna do porta-malas, em substituição à fibra de vidro.
No primeiro momento o Fox foi oferecido apenas com carroceria de duas portas. Mas, cerca de seis meses depois de seu lançamento chegava ao mercado o modelo com quatro portas.
Já no primeiro semestre de 2006, o Volkswagen Fox ultrapassava a marca de 200 mil unidades comercializadas desde seu lançamento.
Para a linha 2008 foram feitas alterações no visual do modelo, com adoção de novo para-choque dianteiro e a opção de faróis com duplo refletor. Em dezembro de 2008, a Volkswagen celebrava o 500.000º Fox vendido.
O Fox teve um facelift em 2009 que inaugurou a nova filosofia mundial de design da Volkswagen, implantada pelo chefe de Design do Grupo Volkswagen, Walter de Silva. Com linhas semelhantes às dos novos lançamentos da marca, nas quais a simplicidade e a ausência de acabamentos supérfluos caracterizam as formas, o Novo Fox foi o primeiro veículo da Volkswagen do Brasil a incorporar o novo visual da família.
Os motores também foram modificados, passando aos 1.0 e 1.6 VHT. E estreou também a transmissão automatizada ASG, disponível para as versões I-Motion equipadas com motor 1.6 litro. O sistema é o mesmo do Polo e permite que a troca de marchas seja feita de forma automática ou manual, por meio da alavanca localizada no console ou por hastes localizadas atrás do volante (shift paddles).
Outra evolução importante do Fox foi em seu interior. O painel de instrumentos passou a incorporar porta-luvas com tampa, o acesso otimizado aos comandos e a facilidade de leitura de informações do instrumento combinado, desenvolvido com display TFT e mostradores duplos de quatro ponteiros.
O conforto acústico do Fox também mereceu atenção especial. A adoção de itens como o teto solar, ofertado como opcional, exigiu alterações importantes na estrutura do carro. As unidades equipadas com teto solar recebem reforços especiais na carroceria, desenvolvidos para manter sua rigidez estrutural e resistência à torção.
Em novembro de 2010, o Novo Fox alcançou a marca de 750 mil unidades vendidas no Brasil.
Em abril de 2012, o Fox BlueMotion, em sua versão 1.6 litro, passou a ser o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com o conceito BlueMotion Technologies – os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010). O modelo passou por modificações na carroceria, na transmissão e no gerenciamento eletrônico do motor para tornar-se até 10% mais econômico.
Em agosto de 2012, a Volkswagen passou a equipar o Fox com a nova geração de motores 1.0 litro, da família EA111. O novo propulsor, que estreou no Gol e Voyage, traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações e redução de emissões de CO2, garantindo excelente desempenho. No Fox, o benefício de economia de combustível chegou a até 3%, em relação ao motor 1.0L VHT (conforme norma NBR 7024).
Simultaneamente à chegada do Fox com o motor 1.0 TEC às concessionárias, a Volkswagen comemorava o marco de 1 milhão de unidades vendidas do Fox no Brasil. Ainda em 2012, todas as versões do Fox passaram a contar com airbags frontais e freios antibloqueante (ABS) como equipamentos de série.
Em junho de 2013, chegou ao mercado o Fox BlueMotion 2014, que estreou no País o novo motor de três cilindros 1.0 litro da família EA211. Trata-se do motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção quanto aos recursos de que dispõe. Com o novo motor, o Fox BlueMotion se tornou o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros.
Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 é Total Flex. Sua potência máxima é de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.
O EA211 1.0 foi o primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Evolução do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Fox 1.0 BlueMotion aquece o etanol em uma galeria de injeção feita de material polimérico.
Além do novo motor do Fox BlueMotion, a linha Fox 2014 ganhou nova arquitetura eletrônica, mais moderna, o que possibilita a instalação de recursos e equipamentos inéditos, além de itens adicionais de segurança. Passou a contar também com o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) como equipamento de série, que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras.
Outra novidade que passou a ser de série em todos os modelos Fox foi o Comfort Blinker. Este dispositivo possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir com o veículo, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse leve toque, o sistema aciona a luz de seta três vezes seguidas e indica a intenção de troca de faixa. E o I-System também evoluiu com a introdução do sistema ECO Comfort. Esse dispositivo emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica.
Série especiais
Nessa sua primeira década no mercado brasileiro, o Fox foi marcado por séries especiais. Lançado em maio de 2007, o Fox Route foi inspirado no programa Volkswagen Route, um canal de relacionamento direto entre a marca e o público universitário. Disponível nos motores 1.0 e 1.6 Total Flex, foi a primeira série especial do Fox com foco específico no público jovem.
Na linha 2009 estreava o Fox Extreme, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de 2008. Tratava-se do primeiro carro brasileiro “tunado” de fábrica. Seu estilo era antenado com o gosto do público jovem.
A linha 2010 trouxe também o Fox Sunrise, uma série especial com uma série de acessórios típicos de modelos que podem ser usados tanto na cidade como fora dela, tais como rack de teto, defletor no alto da tampa traseira, lanternas traseiras escurecidas, rodas de liga leve 14” com pneus de uso misto, estribos laterais e molduras nas caixas de roda.
Ainda com foco no público mais jovem, a Volkswagen criou em março de 2011 dois pacotes de personalização, com motor 1.0, visualmente diferenciados e dotados de um atraente conjunto de equipamentos de fábrica: o Black Fox e o Silver Fox.
Em julho de 2011 surge o primeiro Fox Rock in Rio. Oferecido com o motor 1.6 litro Total Flex, com até 104 cv, com visual alusivo ao maior evento musical do mundo e conteúdo de série diferenciado. Tamanho o sucesso da série especial fez com que a Volkswagen repetisse a ação. Resultado: em abril de 2013, junto com a linha 2014, chegou ao mercado o Novo Fox Rock in Rio 2014, ainda mais arrojado visualmente e com equipamentos de série exclusivos. A segunda edição do Fox Rock in Rio superou em 30% o volume de vendas planejado, totalizando um total 15.600 unidades vendidas.
No início de 2014, a Volkswagen lançou a série especial Fox Seleção, inédita na linha. Junto com os modelos Gol e Voyage, a Volkswagen — patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol – desenvolveu um visual exclusivo para o Fox Seleção, disponível nos motores 1.0 TEC, de até 76 cv, e 1.6 MSI, de até 104 cv.
Por fora, os veículos se diferenciam pelo escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos para-lamas, inscrição “Seleção” na tampa do porta-malas – na qual há ainda um ícone verde e amarelo em alumínio estampado – e faixa lateral com o inscrito “Seleção”.
Também se destacam os retrovisores, que possuem capa na cor preto brilhante. O defletor na tampa do porta-malas também conta com acabamento nobre.
O Fox Seleção é equipado com rodas de liga leve de 15 polegadas, com desenho “Thor Rallye”, criadas especialmente para a série. Com desenho que remete a uma bola de futebol, as rodas possuem face diamantada e parte interna na cor preta. Os pneus são da medida 195/55 R15.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O acabamento da cabine também foi desenvolvido exclusivamente para a linha Seleção. Os bancos possuem revestimento de tecido em malharia com grafismo em baixo relevo “Soccer”, que remete ao desenho de bolas de futebol, trazem faixa na cor azul e o logotipo da série gravado. Ainda se destacam os pedais com cobertura esportiva de alumínio e o porta-objetos portátil, que traz o escudo da CBF.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.