Chamei de japonesa porque é tudo parecido, como os queridos asiáticos. A Volkswagen reservou o Salão de Los Angeles para mostrar o conversível reestilizado. Salão de Los Angeles que está cada vez mais importante, na mesma medida que Detroit perde espaço. Não é para menos. Embora as três grandes marcas americanas estejam na capital do estado de Michigan, o dinheiro rola mesmo é na Califórnia.
E, para veículos esportivos e de luxo, faz todo sentido estar em Los Angeles. Por isso a VW optou pelo evento para mostrar o EOS reestilizado. A mudança segue a já manjada “identidade visual” repetitiva, mas que preservou na frente o capô original. O resto – faróis, grade e para-choques – é novo, assim como as lanternas, agora retílineas e sem o arco inferior do estilo anterior. Por dentro, apenas perfumarias.
O EOS é um conversível bonito e nesse aspecto as mudanças foram bem sucedidas, é verdade, mas suas vendas não parecem ser tão significativas como se poderia supor. Ao menos no Brasil. Podemos esperar pelo EOS renovado no ano que vem.