Que a Volks e a Porsche têm uma história entrelaçada, isso todo mundo sabe. Tudo começou com o Fusca, projeto de Ferdinand Porsche e que, após a 2ª Guerra, entrou em produção por uma empresa criada só para ele, a tal Volkswagen. Desde então, sempre houve um flerte entre elas, seja no campo acionário ou em projetos conjuntos como o Porsche-VW 914 ou a dupla Touareg/Cayenne. Pois esse longo namoro, enfim, vai virar casamento.
Depois de muitas brigas e disputas, o “casal” deverá se unir ainda em 2010 para formar um novo grupo automobilístico, sem nome definido, mas que já se torna o maior da Europa e o 2º do mundo, atrás apenas da Toyota.
Hoje a Porsche tem 51% das ações da VW, compradas no mercado, mas nem assim manda na empresa porque o estado alemã da Baixa Saxônia é dono de 20% da montadora, mas tem poder de veto nas decisões dela. Coisa complicada que se espera resolver no novo formato do grupo, que reunirá nada menos que dez marcas: .
Ou seja, não há nada decidido, apenas a intenção de se unir. Agora um grupo de trabalho terá quatro semanas para desenhar a nova companhia, ouvindo acionistas e funcionários.
Apesar da tarefa difícil, acredita-se que haverá uma solução positiva já que a ameaça da Fiat de comprar a Opel, também alemã, pode trazer problemas para um grupo dividido. O melhor agora é se unir contra os inimigos. Depois da guerra, aí as diferenças conjugais podem voltar…