Pouco tempo após ter sido anunciado no mercado brasileiro, o novo Volkswagen Delivery recebeu mudanças para se tornar um caminhão elétrico. O inédito Volkswagen e-Delivery foi apresentado recentemente pela marca alemã durante o Innovation Day, em Hamburgo, na Alemanha. A novidade vai começar a opera em frotas pilotos já em 2018, sendo que no Brasil ficará responsável pela distribuição de bebidas da Ambev.
O Volkswagen e-Delivery é equipado com um motor elétrico WEG AL160, que gera 109 cavalos de potência e 50,3 kgfm de torque; alimentado por bancos de bateria de íon de lítio. Junto a ele está o câmbio automático Allison. De acordo com a marca, o caminhão elétrico é capaz de entregar autonomia de até 200 quilômetros.
Este modelo pode ser recarregado no modo rápido, que possibilita assegurar 30% de carga em apenas 15 minutos e pode ser realizada diversas vezes ao longo da condução; ou na recarga lenta, que em três horas completa a capacidade das baterias. O modo plug-in do utilitário utiliza carregador externo padrão CCS.
O conjunto inclui também freio com três estágios de regeneração; e sistema Eco-Drive Mode que reduz o consumo de bateria dependendo da condição de carga do veículo. Além disso, os sistemas auxiliares, como o ar-condicionado; compressor de ar; bomba de direção e bomba de água são alimentados por motores elétricos independentes ao de tração.
“O e-Delivery representa um marco na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Trata-se de uma plataforma totalmente nova, desenvolvida no Brasil, na busca de alternativas de mobilidade nas cidades. Ele insere, definitivamente, a engenharia brasileira na rota global de tecnologia”; afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
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A Volkswagen espera produzir o novo e-Delivery em série a partir de 2020. O modelo deverá ser comercializado nas configurações de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente.