Apresentado recentemente, o novo Volkswagen Delivery Express é o grande destaque da gama da nova geração do caminhão. O novo modelo é o mais simples da linha e chama a atenção por contar com um peso bruto total (PBT) de 3.500 quilos. Ou seja, o caminhão pode ser conduzido por motoristas que possuam apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria “B”.
O Volkswagen Delivery Express estará disponível no mercado nas versões chassi-cabine ou com duas opções de carroceria: baú e carga seca; nas versões de acabamento City, Trend e Prime. A intenção da fabricante alemã é fazer frente às picapes Chevrolet S10 Chassi e Toyota Hilux Chassi; além dos modelos Hyundai HR, Kia Bongo, Iveco Daily e Mercedes-Benz Sprinter.
Com este novo modelo, a Volkswagen Caminhões passa a se posicionar pela primeira vez no segmento de veículos semileves de carga para entregas urbanas; sem restrição de circulação. O Delivery Express tem ainda como vantagem o fato de ter eixo traseiro com rodado único; pagando a mesma tarifa de pedágio de um carro de passeio. Além disso, o veículo pode circular nas áreas de restrição a caminhões maiores e mais pesados.
O motor que equipa o novo caminhão é o Cummins ISF 2.8, que desenvolve 150 cavalos de potência a 3.500 rpm; e torque de 36,7 kgfm, entre 1.400 rpm a 2.800 rpm. Este propulsor está associado ao câmbio manual Eaton ESO 4106 de seis velocidades. Posteriormente, o utilitário será ofertado também com a opção de transmissão automatizada.
Entre os equipamentos, o Delivery Express se sobressai pela segurança. De série, o caminhão oferece airbag duplo; freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem); cintos de segurança com pré-tensionadores e faróis com filete em LED.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
De acordo com uma publicação do site Automotive Business, o novo Volkswagen Delivery Express será vendido por a partir de R$ 118 mil. Esse preço poderá ser acrescido em R$ 10 mil caso o comprador opte pelo baú ou R$ 7 mil no caso da carroceria aberta de metal.