Detentora de uma gama de soluções Multi-Power para diferentes tipos de missão, a FPT Industrial é a nova fornecedora da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A marca equipa o Volkswagen Delivery Express+ com o novo motor F1C Euro VI, especialmente desenvolvido para o caminhão leve, que ganhou potência e desempenho, com 156 cavalos e 36,7 KGFM de torque, e economia, chegando a uma redução de até 5% no consumo de combustível, de acordo com a condução.
Mais silencioso, o propulsor preparado para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE) traz uma calibração exclusiva para o modelo, com todo o know-how de engenharia de ambas empresas, para alcançar economia e agilidade em aplicações como o e-commerce, em crescimento em todo o país.
Sinônimo de confiabilidade em todo o mundo, o F1C é integrante da Série F1, resultado da experiência de mais de quatro décadas da FPT Industrial no segmento de veículos comerciais leves. Presente em diversos modelos, a motorização representa cerca de 40% da produção da marca no mundo. Estes motores são líderes em densidade de potência e torque, com a resposta de torque em regimes transitórios mais rápida da categoria.
No Brasil, a FPT Industrial foi o primeiro fabricante a homologar um motor para o PROCONVE P8. Para se adequar ao novo nível de emissões, a Série F1 foi exaustivamente testada, atestando sua durabilidade e eficiência perante os limites estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Com as entregas firmadas à Volkswagen Caminhões e Ônibus, a FPT Industrial amplia a participação no mercado voltado à montadoras de veículos e fabricantes de bens de capital, dos segmentos on-road, de transporte de cargas, off-road, de máquinas agrícolas e de construção, marítimo e geração de energia.
Graças aos seus atributos, o motor F1C Euro VI reúne mais desempenho, economia e potência, sendo mais silencioso na operação. Com injeção eletrônica Common Rail de última geração, o motor de 3,0 litros entrega torque já em rotações mais baixas, garantindo arrancadas e acelerações melhores e mais seguras, mesmo em subidas. Isso tudo com menores emissões de NOx (óxidos de nitrogênio), HC (hidrocarbonetos não queimados) e material particulado.
O consumo de diesel pode chegar a uma redução de até 5%, de acordo com a condução. Além disso, o Delivery Express+ passa a contar com o sistema SCR (redução catalítica seletiva), com tanque de Arla 32 integrado ao tanque de combustível. A tecnologia de pós-tratamento da FPT Industrial traz ainda o sistema EGR (recirculação de gases de escape), proporcionando o melhor desempenho e o menor consumo conforme a missão do cliente.
Em missões urbanas, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Nas missões extraurbanas o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada.
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Para atender o PROCONVE P8, a FPT Industrial homologará mais de 20 novos motores. O processo de desenvolvimento considera simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas e em campo e análises de fluídos, contando com o suporte dos times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Brasil e Europa. Os testes são realizados em diferentes condições como laboratório, dinamômetro, câmaras climáticas e pista, com rodagem em trânsito urbano e rodoviário, além de controle de emissões em condições reais (RDE), por meio de sistemas sofisticados de medição de poluentes acoplados aos veículos (PEMs).
FPT F1C Delivery Express+
- Cilindrada: 3.0L
- Potencia [cv]: 156 @ 3300 rpm
- Torque [KGFM]: 36,7 de 1300 rpm @ 2900 rpm
- Número de cilindros: 4
- Número de válvulas por cilindro: 4
- Aspiração: Turbocompressor Geometria Variável (VGT)
- Injeção: Common Rail
- Compressão: 17,5:1
- Diâmetro X curso [mm]: 95,8 X 104
- Controle de emissões: HPEGR+DOC/DPF+SCR/CUC
- Peso seco [kg]: 275
- Dimensões – L/W/H [mm]: 682/730/867
- Combustível: Diesel S-10
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