Se engana quem pensa que a Volkswagen irá ficar de fora do lucrativo segmento de crossovers compactos no mercado brasileiro. Apesar do atraso, a fabricante alemã já confirmou que prepara um modelo para tal categoria. Trata-se do T-Cross, que inclusive foi antecipado em um conceito conversível na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo. A informação foi dada pelo presidente da Volkswagen do Brasil e América do Sul, Pablo Di Si; em entrevista ao portal Automotive Business.
O inédito Volkswagen T-Cross será construído na unidade fabril de São José dos Pinhais, no Paraná; que atualmente é responsável pela montagem dos hatches Fox e Golf. Assim como o hatch médio, o novo crossover compacto será construído a partir da plataforma modular MQB; mas na variação A0 (mais curta) que é usada no novo Polo e também no sedã Virtus. A expectativa é que a novidade mantenha a mesma linha visual e padrão de acabamento do protótipo.
Já a respeito das tecnologias, o novo T-Cross deve seguir o padrão encontrado no Polo. Sendo assim, a versão mais cara (que certamente irá ultrapassar a cifra dos R$ 100 mil), terá recursos como airbags frontais e laterais; controles de estabilidade e tração; bloqueio eletrônico do diferencial; sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay; painel de instrumentos totalmente digital; ar-condicionado digital, entre outros.
Quanto aos motores, o novo VW T-Cross poderá usar o 1.0 TSI de até 128 cavalos de potência do Polo e também o 1.4 TSI de até 150 cv empregado no Golf; ambos com transmissão automática Tiptronic de seis marchas.
Ainda de acordo com Di Si, o novo T-Cross deverá fazer a sua primeira aparição pública durante o Salão do Automóvel de São Paulo; que acontece em novembro deste ano. Sendo assim, o modelo poderá chegar às concessionárias no início do ano que vem.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Além do T-Cross, a Volkswagen prepara outros três crossovers para o mercado brasileiro. Haverá o Tiguan Allspace, nova geração do modelo em configuração com sete lugares que estreia ainda neste semestre; um outro modelo médio (mais em conta) que terá como base o Skoda Karoq, previsto para 2019; e um modelo subcompacto com menos de 4 metros para ser o mais em conta da linha, este com previsão de chegada para 2020.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.