A Volkswagen apresentou no final desta semana a linha 2013 do CrossFox, que traz como principal atrativo a variante equipada com transmissão automatizada i-Motion, até então não disponível ao pseudo-aventureiro – somente o Gol Rallye e a Space Cross, dentro da gama de aventureiros, contavam com a opção. Além disso, o modelo ganhou novas rodas de liga-leve. O interior recebeu pequenas novidades.
O CrossFox I-Motion é equipado com o motor 1.6 Total Flex, que desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv com gasolina. Usando apenas etanol, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 s (12 s com gasolina) e atinge 173 km/h (171 km/h com gasolina).
O CrossFox agora tem de série bancos com revestimento em Malharia Fractal preta. Opcionalmente, pode ter estofamento de couro Native Hazel preto. O modelo tem nova moldura lateral para proteção das portas, parassóis com espelhos de cortesia, tomada de 12 volts e preparação para áudio com quatro alto-falantes e dois tweeters, além do banco traseiro corrediço (com três encostos de cabeça), que permite adequar o tamanho do porta-malas às necessidades do usuário.
Outra novidade, presente de série em toda a linha Fox 2013, são as palhetas do limpador de para-brisa tipo “Aerowisher”. Com design mais aerodinâmico, esses componentes provocam menor turbulência do ar e, consequentemente, menor ruído em altas velocidades.
O preço, porém, é de se assustar. O Volkswagen CrossFox i-Motion está sendo oferecido nas concessionárias da marca com preço inicial de R$ 53.880, sem nenhum opcional (como ar-condicionado, teto solar, bancos em couro, rádio, etc). É um valor bastante salgado para um modelo popular, de porte compacto, que traz apenas badulaques aventureiros e estepe preso na tampa traseira. Ainda na linha VW, é possível levar modelos superiores, como o VW Polo Sportline 2.0 (R$ 54.080) ou o VW Golf 1.6 (R$ 52.900), que não trazem o visual adorado pelo público.