Disponível apenas em versão única com transmissão manual de cinco marchas, o pseudo-aventureiro CrossFox apostará no câmbio automatizado i-Motion (também com cinco velocidades) para enfrentar o Renault Sandero, que já conta em sua gama com duas opções de transmissão, uma convencional e outra automática de quatro velocidades. A Volkswagen lançará a novidade na linha 2013 do compacto, prevista para chegar às lojas ainda nesse semestre.
Blogauto consultou uma concessionária da marca alemã no território nacional. De acordo com um vendedor, o CrossFox i-Motion chega com um preço de R$ 53.285, sem nenhum equipamento – um acréscimo de R$ 2.755 em relação ao modelo manual. Com todos os opcionais (como ar-condicionado, rodas de liga-leve, volante multifuncional, rádio, teto solar, bancos em couro, sensor de estacionamento, entre outros), esse preço salta para R$ 63.690.
As opções de cores são as mesmas do Volkswagen CrossFox atual: Amarelo Ímola, Laranja Atacama, Azul Boreal, Cinza Spectrus, Cinza Vulcan, Prata Egito, Prata Sargas, Preto Magic, Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Tornado. O motor continua o mesmo 1.6 litro flex que rende 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol.
Além do CrossFox, outros modelos da Volkswagen também contam com essa transmissão, como o Gol, Voyage, Fox, SpaceFox, SpaceCross e Polo.