Com câmbio automático, agora sim a Amarok se torna uma concorrente fortíssima para as veteranas do segmento (leia-se, principalmente, a nipônica Toyota Hilux). A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (28) a linha 2013 da picape média, que traz como principal atrativo uma moderníssima transmissão automática de oito velocidades e três embreagens (!) desenvolvida pela alemã ZF. Com isso, a Volkswagen completou o bolo adicionando a cereja. O modelo tem preço sugerido de R$ 135.990.
Disponível apenas na versão Highline, a caixa de velocidades vem associada ao motor 2.0 litros TDI biturbo a diesel, que ganhou 17 cv de potência e 2 kgfm de torque, totalizando 180 cavalos e 42,8 kgfm, respectivamente. O modelo topo de linha citado acima continua sendo oferecido com o câmbio manual de seis marchas, totalizando nove versões na gama da Volkswagen Amarok no mercado brasileiro, com cabine simples e dupla, tração 4×2 e 4×2, câmbio manual ou automático e motor turbodiesel com um ou dois turbos, com, respectivamente, 122 cv e 180 cv.
A oitava marcha foi configurada como “overdrive”, para operar com o motor em rotação reduzida sempre que as condições de terreno e aceleração permitirem, economizando combustível. A primeira marcha foi calculada para esforços acima do normal, como no uso off-road, para arrancar com carga em subidas íngremes ou quando o veículo é usado para reboque.
Segundo aferições da Volkswagen, a Amarok Highline automática acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, e atinge 179 km/h de velocidade máxima, alcançada em sétima marcha. Nas ultrapassagens, a retomada de velocidade de 80 km/h a 120 km/h é feita em 8,5 segundos.
Com esse novo aparato mecânico, a capacidade de reboque do utilitário saltou para 2.860 quilos, em subida de 12%. Ambos os motores da Amarok só poderão ser abastecidos com o diesel S-50, disponível nos postos desde o primeiro mês do ano, e é mais limpo, passando de 500 para 50 ppm (partes por milhão) de enxofre.
A gama de oferta da pick-up média da Volkswagen foi ampliada para um total de nove versões – a de entrada, equipada com motor diesel com uma turbina e 122 cv, passa a ser chamada de Amarok S, sendo oferecida com cabine simples ou dupla, com tração 4×2 e 4×4 selecionável com reduzida.
A versão SE, anteriormente com venda restrita a frotistas, agora é disponibilizada também para compradores individuais. A Amarok SE, que tem tração 4×4 selecionável com reduzida, também recebe o novo motor com 180 cv e agora conta com para-choque dianteiro na cor da carroceria como item de série. Módulo elétrico e alarme keyless são opcionais.
Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais e freios ABS. A Amarok dispõe também, como equipamento standard, da função off-road para o sistema ABS, que otimiza sua eficiência em estradas não pavimentadas, reduzindo as distâncias de frenagem. As versões Highline e Trendline podem contar opcionalmente, com o sistema ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade –, Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA). O ELD (bloqueio eletrônico do diferencial), que contribui para a estabilidade do veículo, é standard em toda a linha.
A Amarok Highline automática vem equipada com direção hidráulica, ar-condicionado Climatronic de duas zonas, trio elétrico, rádio RCD-510 com CD-changer, entrada SD-Card e tela sensível ao toque, Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, tração 4Motion permanente, entre outros. Os opcionais são: ESP, rodas de liga-leve de 19 polegadas e pneus 255/55 R19 e rádio RNS-315 com sistema de navegação GPS.
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Show….
Eu só queria saber de uma coisa: A Amarok que vai pro Brasil tabmém vai ter o sistema de Stop Start, que desliga o motor quando parado no semáforo?