Seguindo os conceitos do Mercedes-Benz CLS, a Volkswagen entrou em 2008 na onda dos cupês de quatro portas. O novo Passat CC (sigla referente à Comfort Coupé) foi mostrado pela marca alemã no Salão de Detroit daquele ano. E com o passar do tempo, o modelo topo de linha da VW no Brasil apresentava alguns sinais de cansaço, principalmente quando colocado à frente com os novos modelos da marca já com a tal “identidade visual”.
E quatro anos depois a Volkswagen aplicou mudanças significativas no visual externo do Passat CC. Além das modificações no design – como na dianteira, que recebeu um novo conjunto de faróis e grade, mais retilíneos, e a traseira, que perdeu as lanternas com formato oval –, o modelo também mudou de identidade. Agora o Volkswagen se chama apenas CC (nome que pode soar estranho e ser motivo de piadas para os brasileiros). O novo Volkswagen CC, entretanto, chegada ao País no segundo semestre deste ano.
Atualmente, o Passat CC é oferecido pelo preço de R$ 208 já com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) – sem o aumento do imposto, o cupê custava R$ 190 mil. O motor 3.6 litros V6 de 300 cv de potência é o responsável em empurrar os 1.635 quilos do modelo, junto à transmissão DSG de seis velocidades, aparato que será mantido no modelo reestilizado. Com esta mecânica, o novo CC vai de zero a 100 quilômetros por hora em apenas 5,6 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima.
Junto à reestilização no visual, o novo Volkswagen CC 2013 ganhou novos itens para sua lista de equipamentos, como os faróis bi xenônio com luzes de curva estáticas, volante multifuncional, detector de fadiga do motorista e lanternas traseiras em LEDs.