Enquanto aqui no Brasil a Volkswagen se prepara para lançar a nova geração do Beetle, que ressuscitará o nome Volkswagen Fusca, lá fora a montadora alemã apresenta a versão conversível do novo modelo, com presença confirmada para o Salão de Nova Iorque, a partir do dia 30 de novembro.
Veja também: Volkswagen Fusca será o nome do Beetle no Brasil
No visual, pelo menos da “cintura” para baixo, o Volkswagen Fusca (Beetle) Cabriolet é idêntico à versão convencional. Por outro lado, o para-brisa ficou mais inclinado.
O teto, removível, é em lona, traz acionamento elétrico desde a versão de entrada e pode ser operado com o carro em movimento a até 48 km/h. A operação é realizada em dez segundos, tanto para abrir como para fechar. A segurança, no entanto, não foi comprometida.
Tudo sobre o Salão do Automóvel de Nova York
De acordo com a Volkswagen, em casos de capotamento, o Vokswagen Fusca (Beetle) conversível conta com um sistema ativo ligado ao airbag com duas barras localizadas atrás do banco dos passageiros de trás.
Por dentro, nenhuma modificação profunda em comparação com a variante cupê. No modelo das fotos, o acabamento do Volkswagen Fusca (Beetle) traz detalhes em preto contrastando com um acabamento todo em caramelo. O porta-malas acomoda 225 litros (o modelo original traz um compartimento capaz de levar 310 litros), volume que pode ser ampliado com o encosto do banco traseiro, bipartido, rebatido.
Nos Estados Unidos, o novo Volkswagen Fusca (Beetle) Conversível tem chegada confirmada para o final deste ano, e trará três opções de motores. O primeiro é um 2.5 litros a gasolina, que entrega 170 cv de potência e 24,4 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de seis velocidades. O segundo é um 2.0 litros a diesel, de 140 cv e 32,6 kgfm de torque, com uma transmissão manual de seis marchas ou DSG, opcional. Por fim, há o 2.0 litros TSI, de 200 cv e 28,6 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas ou DSG.
Na Europa, por outro lado, o Volkswagen Fusca (Beetle) Conversível terá sete opções de motores. O propulsor mais básico é o 1.2 litro de 105 cv. Em seguida há a versão BlueMotion dessa motorização, que promete menor consumo. Há ainda um 1.4 TSI de 160 cv, 2.0 TSI de 200 cv, 1.6 TDI de 105 cv e 2.0 TDI de 140 cv. Na Alemanha a nova versão do Beetle chega em novembro, com preços a partir de 21.350 euros.