Sem muito alarde, a Volkswagen apresentou neste último feriado – no Brasil, pelo menos –, a reestilização para o Passat CC, que até então era um dos únicos modelos que restavam na gama da fabricante alemã sem adotar a nova identidade visual que, por aqui se estende de Fox a Amarok. E, ao contrário do que se esperava, o resultado ficou bastante interessante.
Na dianteira, a marca mostrou certo cuidado em relação aos demais modelos de seu portfólio. Vemos novos faróis (com filete em LEDs e Bi-Xenon) com linhas tanto quanto arredondadas e grade com três filetes em cromado, destacando na parte central superior o logotipo da Volkswagen. Já no para-choque, o modelo abrigou um conjunto de entrada de ar e faróis de neblina semelhante ao do Passat sedã e Variant.
A lateral não sofreu quaisquer alterações, a não ser pelas belas rodas, redesenhadas. Na parte traseira, notamos de cara as novas lanternas, com formato mais reto e iluminação por LEDs. Para-choque e tampa do porta-malas também foram modificados. Contudo, o novo Volkswagen Passat CC 2012 ficou mais discreto, ousado e elegante.
Dentre os novos equipamentos, está o sistema Side Assist Plus, que detecta e avisa o motorista sobre a presença de outros veículos em pontos cegos, o Lane Assist, que avisa o motorista com uma vibração caso o carro mude de faixa “involuntariamente”, além do detector de fadiga e encosto de cabeça com novas regulagens.
No interior, não houve nenhuma alteração. O cupê alemão de quatro portas ganhou apenas novos acabamentos para a cabine, como este da imagem abaixo, que trás tonalidade em marrom e apliques em madeira.
Debaixo do capô, permanecem as mesmas opções de motorização oferecidas pelo modelo “antigo”. Há os propulsores TSI a gasolina com 160, 210 e 300 cavalos e os TDI a diesel com 140 e 140 cv de potência.
O Passat CC 2012 será apresentado no Salão de Los Angeles, que acontece na segunda quinzena de novembro. Seu lançamento na Alemanha é esperado para fevereiro do próximo ano. Por aqui, espere pela sua chegada ao longo do segundo semestre de 2012.