Com um visual quase igual ao da 1ª geração este é o novo Volkswagen Touareg, o jipão alemão que inaugurou o segmento para a montadora. Como se vê, a Volks optou por manter sua identidade, apenas atualizando alguns aspectos estéticos como a frente mais em linha com o estilo da marca hoje.
Em vez de celebrar o novo design, a VW preferiu destacar sua “magreza”: o Touareg perdeu 208 kg de peso e está 20% mais eficiente em termos de consumo. A preocupação procede, a imagem dos SUVs está em baixa e a montadora alemã quis investir numa imagem de frugalidade a ponto de dizer que o modelo é o primeiro do tipo na Alemanha a contar com uma versão híbrida de série.
Com isso, o novo Touareg Hybrid é capaz de rodar 12,2 km com um litro de gasolina e possui autonomia de 50 km apenas com o motor elétrico. Outras medidas que a VW tomou para torná-lo quase um “compacto” no consumo foram melhorar o coeficiente aerodinâmico e introduzir uma inédita caixa de câmbio automática de oito marchas.
Há, claro, outros melhoramentos na tração 4Motion, na adição do sistema Start-Stop e nos inúmeros auxílios eletrônicos, alguns deles que vimos na picape Amarok na semana passada.
Quanto ao design, nada espetacular. Parece que os alemães desistiram de ousar. O interior, por outro lado, está mais refinado, embora bastante racional. Vamos descobrir mais detalhes assim que a apresentação terminar.