Ícone do site BlogAuto

Volkswagen Amarok ganhará novos motores e câmbio automático para a linha 2013

Volkswagen Amarok Highline

Câmbio automático. Um item fundamental para uma picape média nos dias de hoje. A Toyota Hilux, por exemplo, tem mais de 70% de suas vendas compostas por versões equipadas com a transmissão automática, que na líder japonesa tem apenas quatro velocidades. Porém, creio que a Volkswagen não sabia desse fato. A marca alemã lançou no início de 2010 sua primeira picape média, que chegou apostando no visual robusto, no espaço interno generoso, na caçamba ampla e, principalmente, na tecnologia.

Porém, se por um lado eram “mil maravilhas”, por outro a VW Amarok pecava em vários quesitos. O principal dele era a ausência da caixa de velocidades automática. Convenhamos que um cliente disposto a pagar mais de R$ 100 mil em um automóvel (ou utilitário de passeio, no caso) na maioria das vezes prefere a comodidade do câmbio automático. Mas somente agora, dois anos depois, a Volkswagen atendeu aos pedidos dos consumidores.

Volkswagen Amarok Highline

Finalmente a Amarok desembarcará ao mercado brasileiro com o esperado câmbio automático. E para recompensar a demora, a Volkswagen oferecerá uma moderníssima caixa de transmissão. Desenvolvido pela fabricante de transmissões alemã ZF, o câmbio tem oito velocidades (o dobro do oferecido pela Hilux AT) e nada mais, nada menos do que três embreagens. Com todos esses componentes, da para se imaginar como seria o desempenho de uma Amarok automática.

Junto ao câmbio, haverá novos motores, segundo revelou o site Argentina Autoblog. Os atuais propulsores turbodiesel 2.0 TDI de 122 cv e o 2.0 TDI biturbo de 163 cv deixarão de ser oferecidos para dar lugar aos novos 2.0 TDI de 140 cv e TDI biturbo de 180 cv, ambos também movidos a diesel. O propulsor mais forte da picape tem um forte torque de 43 kgfm, e vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e tem velocidade máxima de 179 km/h.

Volkswagen Amarok Highline automática

Além disso, haverá mudanças no acabamento, condizendo com a proposta e a faixa de preço do veículo. Um motor flex não será lançado, por enquanto.

O lançamento da Volkswagen Amarok na linha 2013 será em março na Argentina, onde a picape é produzida, na planta da marca em El Pacheco. Portanto, como o modelo “brasileiro” vem importado direto do país hermano, podemos esperar sua chegada no mesmo mês. O preço? Conforme havíamos apurado junto à uma concessionária da marca, a Amarok automática custará R$ 129.900.

Agora só nos resta saber se todas essas mudanças serão o suficiente para a Amarok finalmente deslanchar nas vendas, apesar da chegada das novíssimas Chevrolet S10 e Ford Ranger.

Sair da versão mobile