O que deve ter sido o último lançamento de 2009 ocorreu nesta segunda-feira em Pacheco, na Argentina. A Volkswagen apresentou a picape média Amarok para uma plateia de convidados e jornalistas do mundo inteiro. Inédita na história da montadora alemã, a Amarok é uma das promessas que podem levá-la à tão almejada liderança mundial. No Brasil, sem dúvida, ela pode fazer diferença em relação a Fiat já que esta não tem nada do gênero previsto.
Mas o alvo da Amarok é mesmo a Hilux, também argentina. Suas dimensões, potência e visual foram feitos para superar a picape da Toyota em todos os sentidos. Nosso receio é que a Volks resolva cobrar um absurdo pelo modelo, como faz em muitos casos.
Por enquanto, a Amarok terá dois motores turbodiesel, um de 122 cv e outro de 163 cv. Na Argentina, a primeira poderá usar diesel comum enquanto a segunda precisará utilizar o diesel premium. O câmbio será manual de seis marchas, a tração é 4Motion e apenas a cabine dupla estará à venda em 2010.
No Brasil, a Amarok desembarca em março e, por mais que a Volks diga que vai exportá-la para vários países e os argentinos se vangloriem de serem os produtores do veículo, a verdade é que nosso mercado é o principal destino dela.
Pois vamos nos preparando para uma overdose de Amarok: nos próximos dias ela participará do rali Dakar entre a Argentina e o Chile e certamente existirão novos eventos para dar o recado ao público que a VW também vende picape média. E, em breve, uma versão utilitário esportivo.
Caro Ricardo, não parece um contra-senso essa picape ser vendida apenas manual? Se terá mesmo uma versão SUV é de se esperar que a opção de automático venha logo.
Muito chato os hiperlinks para assuntos que nada têm a ver com as palavras !
Concordo com você John, é muito provavél que ela venha com cambio automático caso seja lançada essa versão SUV.