Para enfrentar as novas gerações das japonesas Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier e Toyota Hilux, além das versões reestilizadas da Chevrolet S10 e Ford Ranger, a Volkswagen se mexeu e mostrou recentemente na Europa a linha 2017 da Amarok. A picape alemã recebeu retoques no visual e no interior, mas traz como principal um novo motor V6 a diesel.
O propulsor que equipa a Volkswagen Amarok 2017 é um 3.0 V6 a diesel, que estará disponível em três configurações diferentes: 163 cv, 204 cv e 224 cv, sendo que esta última entrega 56,1 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades (que recebeu relações mais longas, para diminuir o giro do motor na estrada), além de opção de tração integral 4Motion com diferencial Torsen.
Segundo dados da marca, o modelo consegue entregar consumo médio de 13,1 km/l, com emissões de CO2 de 199 g/km.
Ao que tudo indica, este novo motor vai substituir o atual 2.0 litros biturbo a diesel, de 180 cv e 42,8 kgfm, que inclusive está envolvido no “dieselgate”.
A nova linha da Amarok traz ainda direção com assistência elétrica Servotronic e freios a disco de 17 polegadas na dianteira e 16 polegadas na traseira (para aguentar a força extra do novo bloco V6).
No visual, a picape média da Volkswagen adotou faróis com novo layout interno, bixenônio e LEDs diurnos, além de para-choque dianteiro redesenhado, grade com novos elementos e rodas de liga-leve de 20 polegadas. Por dentro, há alterações no desenho do painel, com direito a saídas de ar quadradas, novos bancos e nova central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.
Entre os equipamentos, há sistema de frenagem automática pós-colisão em todas as versões e Park Distance Control com câmera de ré.
A VW vai lançar a nova Amarok na Europa no final de setembro. Por aqui, o modelo deverá ser apresentado durante o Salão de São Paulo, entre 10 e 20 de novembro.