A Volkswagen do Brasil comemorou recentemente a marca de 3,5 milhões de veículos exportados, se posicionando como a maior fabricante e exportadora de veículos da história do País. Os primeiros carros nacionais exportados pela marca foram os modelos Kombi e Variant, que tiveram 13 unidades enviadas em fevereiro de 1970 para o México e países da América do Sul.
“A Volkswagen tem como uma de suas vocações a exportação, enviando para diversos países em todo o mundo os produtos fabricados com mão de obra brasileira. É motivo de grande orgulho para nós conquistar a marca de 3,5 milhões de veículos exportados; e a confirmação, mais uma vez, do posto de maior exportadora do setor automotivo do País, especialmente num ano de grandes desafios, como foi 2016. Em 2017, pretendemos atuar ainda mais intensamente nos mercados da América do Sul, América Central e Caribe, que têm um grande potencial para o desenvolvimento dos nossos negócios”, diz o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), David Powels.
O carro mais exportado da Volkswagen é o hatch compacto Gol, com 1.362.508 unidades; seguido do Fox com 457.927 exemplares; do Voyage com 421.711; da Saveiro com 221.748 e do CrossFox, com 92.531.
No ano passado, o Gol também se posicionou como o automóvel mais exportado, com 49.911 modelos; acompanhado do up! (20.318), Voyage (17.512), Saveiro (12.443). O principal mercado externo continua sendo a Argentina, com 57.555 unidades embarcadas.
Ainda em 2016, a marca iniciou as exportações dos novos Gol, Voyage e Saveiro para a Argentina; Bolívia; Colômbia; Chile; Peru; Uruguai e Paraguai. A marca começou ainda a exportar a Saveiro para a Jamaica; o Gol e a Saveiro para Honduras; o Gol para Curaçao e a Saveiro para o Panamá.
Em toda a sua história, a VW do Brasil já exportou seus carros para 147 países. A divisão brasileira foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha e já foi estrategicamente instalada próximo ao Porto de Santos, contribuindo para geração de divisas no País. A empresa utiliza os portos de Santos (SP); São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar os veículos; dada a proximidade estratégica com as fábricas localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Confira abaixo algumas curiosidades sobre as exportações da Volkswagen:
- As exportações da Volkswagen do Brasil começaram em fevereiro de 1970, quando 13 unidades dos modelos Kombi e Variant foram exportadas para o México e países da América do Sul.
- Em 1972 os volumes exportados já chegavam a 7.204 unidades. Este número expressivo fez a empresa perceber a grande oportunidade de tornar-se líder em exportação (automóveis e comerciais leves).
- Um dos maiores contratos de exportação foi com o Iraque, para onde foram exportadas 170 mil unidades do Passat de 1983 a 1988.
- Outro grande contrato ocorreu em 1987, com o Projeto 99 (Voyage e Parati) para o mercado norte americano (Canadá e EUA). Foram dois anos de exportação da Parati com 25.022 unidades e sete anos do Voyage com 202.062 unidades exportadas.
- Em 2000, após o sucesso das exportações do Voyage e da Parati, a Volkswagen do Brasil anunciou a volta ao mercado norte americano (Canadá e EUA), considerado um dos mais exigentes do mundo, com as exportações do modelo Golf. Foram 137.925 unidades do modelo para os EUA no período de 2000 a 2005 e 75.063 unidades para o Canadá entre os anos de 2000 a 2009.
- O Gol com motor a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.562 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
- Em junho de 2004 a Volkswagen comemorou 1,5 milhão de unidades exportadas. O veículo que representou esse marco foi um Gol destinado à Venezuela.
- O ano de 2005 registra o ápice da exportação, com a abertura dos mercados da África e Oriente Médio; mais uma vez a Volkswagen do Brasil superou desafios levando produtos para países com diferentes exigências.
- Os produtos da Volkswagen do Brasil (automóveis e comerciais leves), já marcaram presença na Europa, África, Ásia e Américas.
- Com a criação do Mercosul em 1991 inicialmente composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; no qual os objetivos primordiais eram a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros; o impacto geral sobre a performance da indústria automobilística foi extremamente positivo, considerando que esses países tornaram-se um importante polo de atração de investimentos estrangeiros diretos.
- Em alguns países os modelos receberam outro nome, como o Gol no México, Rússia e Egito chamou-se Pointer ou mesmo o Fox, que no México chamava-se Lupo.
- Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular naquele país.
- Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2005 e 2006, sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.
- China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD a partir de peças exportadas do Brasil.