Mais uma dor de cabeça para os executivos da Toyota. A rede de TV ABC apresentou uma reportagem em que prova que o defeito do acelerador é causado por uma falha eletrônica, o que a montadora desmente. No vídeo, o repórter da ABC dirige um Toyota Avalon que foi preparado para ter um curto-circuito por um senhor que levantou a questão, apenas chamado de “Mr. Gilbert”.
Ao ser simulada a pane, o carro dispara sem controle até que o sr. Gilbert, que acompanha o jornalista, desliga a “falha”. O problema é que a Toyota diz que seus carros podem detectar um curto-circuito ou um defeito elétrico, avisar a pane no painel e desligar os sistemas para evitar a tal disparada.
Após a exibição da matéria, a Toyota divulgou um comunicado em que alega que o sr. Gilbert teria provocado uma pane improvável no carro e que gostaria de avaliar o Avalon usado no teste para entender o que aconteceu.
O problema da Toyota tomou um vulto tão grande nos Estados Unidos que já está difícil entender se a montadora foi mesmo tão inepta e irresponsável com seus produtos ou se há um certo clamor patriótico por prejudicar sua imagem em favor das combalidas marcas nacionais. É possível que ambas as hipóteses sejam verdadeiras.
Falhas em produtos sempre podem ocorrer, entretanto a demora ou a omissão para reconhecer o erro, pode custar muito mais que o próprio conserto ou correção, esse parece ser o caso da Toyota. Sua imagem e credibilidade com certeza será abalada, e para reparar isso aí, vai demorar muito.
Antes de mais nada quero deixar claro que não sou torcedor de Toyota nem de montadora nenhuma. O vídeo é claro, mostra uma simulação de um defeito que pode mesmo por em risco a segurança de pessoas.
A única coisa que não ficou clara pra mim é como esse tipo de defeito só está acontecendo nos veículos produzidos na América do Norte, justamente o mercado que perdeu a liderança de suas marcas locais para ela. Em se tratando de Norte Americanos, não me surpreenderia em nada se eles simulassem defeitos em seus concorrentes para promover as "renovadas" GM, Ford, Lincoln, Cadillac, Chrysler,… A história já nos deu exemplos suficientes dos artifícios capitalistas dos Norte Americanos. O interessante é que quem mais está se aproveitando (e crescendo) desse problema da Toyota são justamente os coreanos da Hyundai.
Problema dos Cavalos.
Não os cavalos de potência, mas os cavalos de tróia e vírus. Culpa dos Hackers que trabalha em uma montadora concorrente. (Brincadeirinha).
Penso que no Brasil (já que ocorreram alguns casos relatados em jornal, inclusive com acidentes) e Exterior, o motorista poderá arguir na sua defesa, a aceleração provocada por falha eletrônica ou mecânica no seu "Toyoda" né?
Problema dos Cavalos.
Não os cavalos de potência, mas os cavalos de tróia e vírus. Culpa dos Hackers que trabalha em uma montadora concorrente. (Brincadeirinha).
Penso que no Brasil (já que ocorreram alguns casos relatados em jornal, inclusive com acidentes) e Exterior, o motorista poderá arguir na sua defesa, a aceleração provocada por falha eletrônica ou mecânica no seu "Toyoda" né? (Claro, em caso de detectado pelo radar).
Já tive este problema, carro parado no estacionamento, um Corola, dei a partida, coloquei em Drive, acelerei um pouquinho e ele disparou só indo parar de encontro a uma parede, por sorte só acelerou uns 5 metro e não deu para pegar muita velocidade, mas mesmo assim o susto e a conta foram grandes. Na época acabei achando que tinha errado alguma coisa e peguei outro Corola, mas vendo as notícias tenho certeza que foi o meu caso.
@Rodrigo
Amigo pelo que eu sei os defeitos não estão somente ocorrendo nos EUA. Tanto é que o recall atinge carros também no velho mundo e no Japão. O impressionante é que nós brasileiros fomos agraciados por uma leva de veículos da Toyota sem esse problema né ? Porque por aqui a Toyota por enquanto desconsidera a hipótese de realizar um recall, não obstante ja terem sido relatados acidentes envolvendo Toyotas.
Enfim, acredito ter havido uma negligência por parte da Toyota ou até mesmo uma demora interna da empresa em detectar o real problema, mas acredito também que o governo norte americano esteja fazendo um lobby muito grande pra tentar recuperar principalmente a imagem da sua combalida GM. Afinal o governo detêm a maioria das ações dessa empresa.
Mas que a Toyota também não é santa não é !!!
Coincidentemente hoje li essa matéria no Terra:
.
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia…
.
Essa questão está tomando um vulto enorme nos EUA.
@Carlos
Realmente amigo, pelo que li não havia entendido que este problema afetava carros vendidos em outras partes do mundo.
Clamor patriótico eu duvido muito – está mais para interesse político mesmo. Se os consumidores estão sendo usados (depois de lesados) talvez nunca iremos saber ao certo. Mas a Toyota tem um pouco de culpa, isso está cada vez mais claro. Aqui no Brasil a situação não é melhor – veículos bem inferiores aos americanos e também possuem os mesmo problemas. Os utilitários, tão caros e não tem Esp e Ebd, ainda usam freio a tambor. É um absurdo a fábrica recomendar que os proprietários reduzam as marchas antes do freio nos Hilux e Sw4 para não empenar – para mim está claro que há uma falha de projeto nestes freios, que equipados com Abs, usam tambor atrás. Muito provavelmente o disco empena quando o Abs entra em ação, mas a Toyota não está nem aí.
John, bem lembrado esse lance dos freios da Hilux e da SW4, pena que essa informação não circula e as pessoas continuam comprando esses veículos. Mas a Toyota não é a única, a Mitsubishi com os L200 nacionais também tem um problema grave com motor quebrando, tem relatos de gente que não morreu por pouco, quando em uma ultrapassagem o motor quebrou. E foram em veículos com pouca quilometragem e bem cuidados, no entanto a empresa nem se importou.
Vai ser dificil separar a verdade dos cinco minutos de fama … porque será que um MIT da vida não faz isto … e os repórteres porque não procuraram outros especialistas para comentarem o tal teste?
Colocar sempre a culpa de tudo de ruim que acontece no mundo nos EUA é um tipico desepero de alguns esquerdistas que andam por ai. O fato é que esses carros da Toyota possuem defeitos e eles não queriam arrumar isso (saiu essa semana na net a notícia de que a Toyota havia pago a instituição dos EUA para esconder isso, mas esse documento veio a tona). E os que são vendidos aqui??? Claro, pra 3 mundistas não existe necessidade de arrumar nada, pois eles não reclamam??
A Toyota acredita que faz o carro mais perfeito do mundomas aí está que não é bem assim. E outros problemas que existem e nem ao menos informam aos propietários, como exemplo, nos modelos Flex anteriores, em uma porcentagem dos veículos estão ocorrendo o arrancamento da rosca do cabeçote quando se retira a vela original. O SAC não informa a nova especificação da vela que tem banho de niquel. Isso deveria gerarum recall. O que é mais irritante com a Toyota é que sempre os defeitos não o são, é uma caracteristica do veículo, no meu veículo sempre dão essa resposta por ex.: barulho metálico na pastilha quando passa em rua com piso irregular; na troca da capa do descansa braço da porta veio um mais azulado; quando passo um pouco mais rápido em uma lombada a suspensão bate no final do curso quando distendida; ao acionar o sistema anti-ofuscante do espelho interno a imagem sai de foco obrigando a reposicionar o retrovisor; e ultimo problema que também informam ser normal, é quando engato ré rapidamente no cambio automático, já com o veículo parado, há um tranco no conjunto de força.
De modo geral os Toyotas são bons, mas o atendimento pós venda é péssimo. Lamentável.
AMIGOS,BOA NOITE.
RECORRO A ESSE MEIO PARA TENTAR ENTENDER,COMO UM VEÍCULO QUE CUSTA R$ 163.000,00,PODE TER PROBLEMAS TÃO SIMPLES E AO MESMO TEMPO DE DIFÍCIL SOLUÇÃO?.TENHO UMA TOYOTA SW4 2009 COM 35.000,KM,E TODAS AS VEZES QUE COLOCO 07 PASSAGEIROS, TENHO QUE ANDAR FEITO UMA MOÇA,SENÃO ARREBENTO O CARRO TODO,O QUE ACONTECE É QUE O CARRO SÊPA E SÊPA MESMO,OBRIGANDO-ME A ANDAR A 30 POR HORA,O CONSECIONÁRIO AQUI DE SALVADOR-BA ME DISSE QUE É CARACTERISTICA DO VEÍCULO, SERÁ?.ALÉM DO MAIS O FREIO E UMA DROGA.TEM ALGUÉM TAMBÉM COM ESSE MESMO PROBLEMA?GOSTÁRIA DE SABER PARA FUNDARMOS UMA ASSOCIAÇÃO DAS VITÍMAS DA SW4.JÁ SINTO SAUDÁDES DA MINHA OBSOLETA PAJERO SPORT.
MÁRIO
COMPREI UM TOYOTA COROLA XEI AUT 2010/2011 USADO DA FROTA DA TOYOTA E JA FAZ 60DIAS E NAO VI O CARRO AINDA SERA QUE EXISTE
Levi
A uns 40 dias atrás observei que minha camioneta srv ano 2011/2012, adquirida em novembro de 2011, do nada quando acelerava ela se jogava para o lado esquerdo, acelerei 3 a 4 vezes, ficou totalmente muito esquisito o comportamento da camioneta, em seguida engatei 4×4 e na sequencia acabou o problema, fiquei tranquilo, até que ontem dia 24/05/2015 estava voltando da praia numa reta com velocidade de uns 110km h. e aconteceu novamente, só não capotei porque Deus é muito bom, não estava chovendo, não tinha óleo na pista e estava muito atento na estrada, gostaria de saber se alguém já teve esse tipo de problema? vou levar na concessionária na sexta, mas estou sem confiança no veiculo.