É impressionante o ritmo de lançamento de novidades nas marcas coreanas. Aliás, falar de Hyundai e Kia aqui no Blogauto parece assunto repetido, mas na hora de apurar as notícias, não há como negar que eles parecem mais antenados com a realidade. Enquanto algumas “famosas” reciclam produtos manjados e outras criam modelos exóticos, os sul-coreanos simplesmente se preocupam em lançar automóveis práticos e objetivos. Eis aí o Venga, da Kia, para provar essa teoria.
O Venga não inventa nada: é um monovolume, menos minivan e mais um carro urbano, espaçoso, versátil e prático. Tem boa altura, design atraente, motores 1.4 e 1.6 igual ao da Livina, da Nissan, mas que terão de série o sistema “Start-Stop”, que desliga o motor em situações dispensáveis, por economia.
O novo monovolume é praticamente um Fit da Kia, mas certamente custará pouco mais da metade deste. Se a marca passará a vida inteira cobrando menos por seus carros é difícil ter certeza – está mais para estratégia para ganhar mercado -, mas que isso contribui para aumentar a concorrência, ninguém tem dúvida.
Vamos perguntar para a Kia no Brasil, durante o lançamento do Cerato, na sexta-feira, dia 21, se há algum plano de trazer o Venga e também para o hatch Cee´d para cá. Enquanto isso, o Venga será mais um destaque do Salão de Frankfurt, em setembro.