É a tal lei da oferta e da procura. Se um automóvel tem boa recepção no mercado, os preços sobem. Mas se seu desempenho em vendas não for nada empolgante para o fabricante, os valores cobrados por cada versão vão caindo até obter o esperado sucesso. A Fiat sabe muito bem disso, e, no entanto aumentou nesta semana os preços de seus dois modelos importados, o pequeno 500 e o utilitário-esportivo Freemont, que vinha obtendo um ótimo sucesso no mercado brasileiro.
De acordo com o “Monte o Seu” na página do 500 no site da Fiat, o reajuste nos valores podem atingir os 12%. O modelo de entrada, o Cult equipado com o motor 1.4 litro Fire EVO do Novo Uno, antes comercializado por R$ 40.590, agora está sendo oferecido por R$ 45.460. Isso com o câmbio manual. Com a transmissão automatizada Dualogic, o preço salta para irreais R$ 48.800. O Sport Air, intermediário da gama, agora parte de R$ 54.100 e R$ 58.550, com câmbio manual ou automático de seis marchas, respectivamente. O Lounge, topo de linha, tem preço sugerido de R$ 60.800, sempre com câmbio automático. Com todos os opcionais, o carrinho pode atingir os R$ 71.073.
Já no caso do Freemont, também na mesma página onde é possível configurar o modelo ao gosto do cliente, o aumento foi em torno dos R$ 5 mil para a versão de entrada, a Emotion, antes comercializada por R$ 82.470 e agora tem preço sugerido de R$ 87.800. Já o Precision, mais caro da gama e equipado com sete assentos, pode ser adquirido por R$ 93.400. Antes, para o consumidor levá-lo para casa, era necessário desembolsar R$ 87.290, ou seja, um aumento de significativos R$ 6.110.
Com isso, ambos os modelos perderam o “brilho” devido o custo benefício elogiável para o segmento e faixa de preço.