O mês de novembro foi o contraste de um ano que tinha tudo para ser o melhor da história. Deverá ser assim, claro, mas a queda no mês passado foi tão grande que acendeu a luz amarela nas montadoras. Segundo os números levantados pelo site Fast Driver, um pouco diferentes do critério da Fenabrave, por exemplo, indicavam 165 mil emplacamentos, queda de 26,4% nas vendas em relação a setembro. É o pior mês do ano, superando fevereiro, que teve 190 mil emplacamentos. Entre as importadoras, a que mais perdeu foi a Chrysler, com queda de 58,6%. Já entre as montadoras nacionais, o demérito foi da Peugeot, com 42,6% de redução.
Na outra ponta da tabela, Suzuki e Mahindra, com vendas muito pequenas, ficaram no azul. Já a Audi e a Honda tiveram os menores índices de queda: 6% e 7,7%, respectivamente. As ameaçadas Ford e Chevrolet não foram bem, assim como a Renault – redução de 32,5%, 29,3% e 31,3%, respectivamente.
As duas líderes de mercado estão lutando acirradamente até quando o assunto é vendas menores. A Fiat, 1ª colocada, caiu 23,6%, e a Volks, vice, 23,8%. Veja o ranking da queda de vendas abaixo:
1º | Chrysler | -58,6% |
2º | Dodge | -56,3% |
3º | Kia | -51,6% |
4º | Mercedes-Benz | -48,6% |
5º | BMW | -43,2% |
6º | Peugeot | -42,6% |
7º | Subaru | -42,3% |
8º | Porsche | -41,5% |
9º | Volvo | -41,1% |
10º | Chevrolet | -32,5% |
11º | Renault | -31,3% |
12º | Ford | -29,3% |
13º | Hyundai | -29,0% |
14º | SsangYong | -27,8% |
15º | Iveco | -27,2% |
16º | Land Rover | -25,5% |
17º | Citroën | -24,3% |
18º | Volkswagen | -23,8% |
19º | Jeep | -23,7% |
20º | Troller | -23,7% |
21º | Fiat | -23,6% |
22º | Mitsubishi | -21,0% |
23º | Nissan | -18,1% |
24º | Toyota | -15,0% |
25º | Honda | -7,7% |
26º | Audi | -6,0% |
27º | Mahindra | 26,7% |
28º | Suzuki | 92,1% |
Gosto muito da Peugeot e acho que na Europa tem uma linha de carros fantastica, mas acho muuuuuito bem feito essa queda por causa do 206,5, que foi uma falta de respeito.
Espero que essa porcaria esteja bem mal em vendas e assim a Peugeot abra os olhos e passe a nos tratar um pouco melhor. Por curiosidade, alguem sabe quanto o 206,5 vendeu?
Na Argentina é um sucessaço e ja ta no quarto lugar em vendas. Espero que aqui ele passe longe!
Aqui vai o link
http://argentinaautoblog.blogspot.com/2008/12/as-…
Ah, eu vi o resultado no proximo post, ta em vigesimo… Pra mim ainda é muito!
Achei estranha essa queda acentuada da Peugeot, pois se compararmos o número absoluto de vendas no mês e compararmos com valor de setembro não achamos os quase 50% de queda, ficou sem explicação também a questão da divergência de critérios com relação a Fenabrave. Francamente achei o Post bem superficial. Somente complementando, os indices de queda de vendas na Europa são enormes também, e assim como aqui, quem cai pouco durante a crise está feliz.
Acho que a Peugeot deve estar mal posicionada quanto à oferta de financiamentos ao comprador. Apesar de também achar muito bom que, em parte, a resposta do consumidor veio rápida e fulminante – não somos trouxas como andam pensando por aí. Mas vamos ver – na verdade, o Gol de novo não apresenta nada, apenas ficou com tecnologia semelhante à que seus concorrentes diretos possuem à anos – o "206,5 modelo pinóquio" oferece muito mais qualidade, mas vejam os números de venda do Gol. O número de licenciamentos do 206 caiu de 3600+ em Janeiro para 350 em Novembro, resta saber se está incluído o 207 (é provável que sim – http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/ranking/var….
Não, certamente o 207 não está incluído no número do 206, mas é estranho ele não aparecer separado, ainda que em uma colocação mais baixa… pelo ranking de fechamento do mês de novembro da Fenabrave, a versão Hatch vendeu 2103 unidades (20o) e o SW 596 (41o). Apesar de ter defendido o 207 nos posts iniciais, perto do lançamento, concordo que não é coerente, e por isso fica desrespeitoso, chamar essa reestilização do 206 de 207. Mas em uma comparação com o Gol por exemplo, eu compraria o Peugeot sem nenhuma dúvida.
Realmente a decisão não é fácil, entre o 207 sedã e o Voyage, se analisarmos o conjunto eu ficaria com o 207, o Voyage terá muitos na rua, porém, seu preço começa em 31.000, já o 207 começa em 41.000 e é bem mais completo, voc~e estará andando em um Voyage de 45.000 e ninguém perceberá a diferença…já o 207 lhe dará uma senssação de superioridade..o carro começa mais caro…só não gostei da instalação de alguns itens no centro do carro perto do freio de mão…ficou mal…..