E não é que as vendas de veículos no Brasil surpreendentemente subiram mais que o esperado em fevereiro? A Fenabrave divulgou ontem as estatísticas da 1ª quinzena do mês e o reultado foi não só melhor que janeiro como também em relação a fevereiro de 2008, tido como o ano mais espetacular da história. Foram 109 258 emplacamentos de automóveis e comerciais leves, 15,6% acima da 1ª quinzena de janeiro e 7,4% a mais que no mesmo período de 2008.
Os dados da Fenabrave não detalham o total de emplacamentos por marca, apenas a participação, por isso só podemos dizer que a Volks ficou bem à frente da Fiat em automóveis – 27,35% contra 24,21% – enquanto a montadora de Betim liderou com ampla margem as vendas de utilitários, 22,26% de participação.
O Gol e a Strada continuam líderes em suas respectivas categorias. A novidade é o Voyage ter passado o Siena: foram 2 940 emplacamentos do VW contra 2 628 do Fiat. Vamos ver como será o 2º tempo dessa partida…
A VW só vendeu mais pq é a única que tem carros a pronta entrega (pelo menos os mais baratos). As demais reduziram a produção esperando uma retração na demanda e agora não tem carro para entregar. O Voyage ultrapassou o Siena não pq teve um estouro de vendas, mas pq o Siena vendeu bem menos que em janeiro. Isso pq a Fiat simplesmente não tem o carro pra entregar… É só ir numa concessionária e conferir. As revenda VW, ao contrário, estão com os o pátios cheios de Voyage.
Não é só por isto não Marcio. A VW vem numa crescente nos últimos meses e o Voyage vem sendo bem aceito pelo público. Inclusive há espera pelo produto.
Mas a VW também não tem culpa alguma se a Fiat não conseguiu se planejar direito e foi pessimista demais com relação ao mercado.
Seu comentário parece deveras tendêncioso. Parece até uma nota que saiu na 4Rodas em 2008, que dizia (+/-) que as vendas do palio em determinado mês foram ruins porque ocorreu falta de "uma peça" por atraso de fornecedores. Neste referido mês, as vendas do GOL foram quase 2x maiores que as do palio, que hoje é o terceiro ou quarto em vendas.
_____________________________________________
Se considerarmos somente as vendas para particulares, a diferênça é muito maior. Ví o relatório no site da Fenabrave ontem e se não estou muito enganado, considerando só vendas para particulares, a fiat é terceira, atrás de VW e GM.
_____________________________________________________
Ponto para o governo, que agiu rápido e que com a redução de IPI deu estímulos para os consumidores Brasileiros gastarem seu dinheiro com a compra de um carro novo.
Se os impostos no Brasil fossem menores, com certeza nosso consumo interno seria multiplicado "n" vezes, nos tornando menos vulneráveis às osciliações internacionais.
Um país com uma base forte tem tudo para crescer mais que os seus pares.
Esse era o dado que o governo queria para voltar a subir os impostos
Tem doido para tudo né. O IPI desceu, mas os juros estão nas alturas. Lucro mesmo teve quem comprou carro imediatamente antes do anúncio da redução do IPI, e não recebeu. Deu a sorte de pegar também juros menores com aquele negócio do refaturamento de nota, etc.
Fod KA R$ 24990 (antes da crise, juros de 1,5%): 60 x 634,58 = R$ 38.074,00
Ford KA R$ 23157 (IPI reuzido, juros de 2,85): 60 x 642,21 = R$ 38.532,60.
Diferença no fiannciamento: 500 reais.