Vai ter montadora chorando, reclamando, dizendo que o mercado está em crise. Talvez para ter mais alguma vantagem do governo na hora de vender seus veículos. Mas a verdade é que a indústria tem só que agradecer. Janeiro fechou com bons números de emplacamentos – cerca de 190 mil unidades -, número que só perde para 2008, um ano que foi espetacular.
IPI baixo ou não, o fato é que o consumidor dá sinais que não perdeu o entusiasmo em comprar seu carro, mesmo com impostos absurdos – que nem a ausência do IPI fez mudar tanto. A Fiat terminou em 1º lugar na sua briga particular com a Volkswagen, a vice-líder. E a Chevrolet não fez feio, claro que a base de muitos feirões e promoções.
O Gol segue líder, com folga, o Mille parece consolidar o 2º lugar no mercado e o Corsa Sedan colocou o combalido Palio para o 4º lugar. Surpresa mesmo foi ver o Bora em 3º entre os sedãs médios, à frente de Vectra e C4 Pallas.
O Voyage, por sua vez, já é o 3º sedã compacto mais vendido do mercado, superando Prisma, Fiesta Sedan e Logan.
Veja o ranking por categoria abaixo:
Impressionante como o Fiat Linea não empolgou. Depois de alguns meses do lançamento, amarga vendas ridículas. Perde até para modelos como VW Bora!
Qual o motivo, uma vez que o carro reune qualidades? Tudo leva a crer que o consumidor vê o carro como um Punto Sedan, e por isso o preço do mesmo é visto como fora de lógica. A Fiat também perde vendas a cada mês do Punto, engolido pelo Renault Sandero. E o Palio? Parece que este não tem recuperação. Depois da crise, está vendendo apenas um terço de antes, enquanto os concorrentes caíram cerca de 40%.
Realmente o mercado Brasileiro segue com sinais de melhora. Pena que os lançamentos e os preços ainda não sejam de 1º mundo.
Tem empresas ou pessoas dentro das empresas que não há nem o que comentar. A GM soma as vendas do Classic com o Corsa Sedan, a Ford com um excelente produto (assim como na geração passada) que é o Focus, investe muito pouco em publicidade e quando investe não explora as qualidades do carro, como qualidade dos materiais, seguro baixo, motor moderno com baixo consumo,… No caso da Fiat, observa-se a queda acentuada do Punto, um veículo muito interessante por sinal, já o Linea, hoje a empresa paga pela omissão quando proprietários de Tempra e Marea tinha seus motores danificados e a empresa fingia que não era com ela, mudar o quadro vai ser bastante difícil, principalmente com a Honda e a Toyota e seus sedãs com fama de bastante resistentes.
Para não falar das marcas francesas que não procuram corrigir os problemas eletrônicos e de alimentação de combustível de seu veículos, esses problemas mancham a imagem do carro, que passa a ser comprado apenas por aqueles que são fãs dos modelos.
Parecem amadores.
hahaha, o punto sedan, vulgo liena, vendeu melhor que o focus sedan? E ainda tem Mané ue diz que o focus sedan é anos luz na frente. Pode ate ser um pocu superior, mas o focus sedan é metido a besta. hehehe, nem flex é, e parece uma caixa, agora so porque é ford vao falar que beleza externa náo importa, e sim a mecanica e suspensao traseira. O liena garde tudo um pouc, sim . os japoenses estao a frente. entao , pra ue critica o Linea compre um Civic e pronto.. ate o moto-bydaminha empresa ja tem m, carro de mané pra pagar pau…
Linea tava na cara que ia fazer feio, não por causa do seu belo design, mas sim por uma estratégia errada de marketing. Focus, falta publicidade em quantidade e em qualidade. Tã na hora de mudar de agência em FORD!!!!