Anotaram? Este é o nome pelo qual a Chevrolet batizou o Cruze, seu novo lançamento no Brasil. A montadora lançará o sedã na Europa, dias antes do Salão de Frankfurt. Ainda não descobrimos se o hatch virá na mesma balada ou se a GM o deixará mais para frente.
Entenderam o nome? Pois é, o Ecotec se explica facilmente, mas o número 6 tem a ver com o câmbio de seis marchas. Como se vê, a GM cansou de receber críticas pelos motores parentes do Monza e da transmissão automática de 4 velocidades.
Por isso, vai ressaltar essa renovação total o máximo que puder e está certa nisso, afinal faz tempo que ela não pode lançar um produto com tantas novidades em sua linha.
Motor flex com 144 cv de potência
O blogueiro Raphael Hagi nos alertou sobre um post seu em que detalha as informações sobre o Cruze, que deverá ser apresentado aos concessionários no dia 16 de agosto em Punta del Este, pelo que soubemos. Segundo seu post, o motor Ecotec terá 140 cv e 17,8 kgfm de torque com gasolina e 144 cv e 18,9 kgfm de torque com etanol. O motor conta comando duplo variável de válvulas, outra exigência do mercado.
Tanto o câmbio manual quanto o automático terão seis marchas, que conta com trocas opcionais na alavanca. O piloto automático e a tela LCD, por exemplo, são exclusividades da versão LTZ. A GM alinhará o Cruze com os demais sedãs do mercado, seguindo a receita de Corolla e Civic: inclusão de ABS com EBD e airbags de série. Rádios com opção de uso de mídias removíveis e ar-condicionado eletrônico serão de série mas os donos do LTZ poderão manusear o sistema pela tela multifuncional, assim como no Jetta.
Se o material obtido pelo blogueiro estiver correto – e parece estar -, o Cruze terá apenas rodas aro 17, mas com desenhos diferentes. É um ponto interessante já que o aro 16 é meio que padrão nesse segmento de entrada.
A apresentação para a imprensa ocorrerá na Alemanha nos dias 10 e 11 de setembro.
Ué? Salão de Frankfurt? Esse carro já não roda na Europa há anos? Até na Argentina e Chile já tem há um tempinho… Por que vai ser apresentado lá?
Em tempo, se esse Ecotec for derivado do 1.6 16V do Aveo, não esperem grandes evoluções em consumo… O Aveo que dirigia fazia média de 8 km/l (gasolina pura americana).
Rodrigo, a GM levará os jornalistas especializados para a Alemanha. Lá, eles andarão no Cruze e depois visitarão o salão como parte da programação.
Abs,
Ricardo Meier
Esperemos o lançamento e a avaliação do Blogauto, do BCWS e de outros poucos e muito bons blogs e sites, porque se esperarmos a avaliação de revistas que já deram até o prêmio de carro do ano para o Agile, ficará difícil.