Após anunciar o investimento de R$ 6,2 bilhões no Brasil, o maior desde a construção da fábrica de São José dos Pinhais, a Volkswagen mostrou aos jornalistas o CrossFox 2010. O hatch “off-road” está, como as fotos das revistas adiantaram, mais sutil e elegante que a versão anterior. Nada de protuberâncias ou mecanismos complicados. Agora a frente do carro é mais limpa, com tela em colméia cobrindo as entradas de ar e enormes faróis de neblina.
Na traseira, o mecanismo de abertura do porta-malas foi a atração da noite. Todos os presentes quiseram entender seu funcionamento. Para acioná-lo é preciso destravar as portas, em seguida puxar uma haste lateral e soltar o estepe. Um pistão na base do mecanismo se encarrega de levá-lo para a esquerda. Ao chegar lá, a trava da tampa do porta-malas se solta automaticamente.
A estrutura, de um tipo de plástico, está fixada no para-choque, deixando a traseira menos poluída. O CrossFox ganhou rack longitudinal, o que permitiu oferecer teto solar igual ao do Fox Prime. Por dentro, o modelo é parecido com essa versão. Tem equipamentos como ar-condicionado, trio elétrico e direção hidráulica e volante do Passat CC.
Os bancos levam a logomarca da raposa e a manopla de câmbio possui a inscrição “Cross”. A mesma raposa aparece na tampa do porta-malas, mas foi substituída na lateral por uma espécie de tribal.
O preço do CrossFox acabou sendo revelado para um ou outro jornalista e a informação correu o recinto. Para nós, o que foi dito é que ele partirá de R$ 49 300, mas a revista Auto Esporte diz o valor é R$ 49 406. Nesta sexta-feira resolveremos essa dúvida. É bem mais que os R$ 42 399 da versão anterior, mas o carro estaria mais recheado de equipamentos, como o A/C. Vamos conferir.
O preço real do Fox é R$ 45 549 com o que tem de série. O valor subiu, mas a Volks diz que o carro tem mais equipamentos. Acrescido de ar-condicionado, o preço pula para R$ 49 390, ou R$ 16 a menos que a geração anterior com ar, trio, direção e chave keyless.