Os executivos da General Motors no Brasil há muito não se sentiam tão cheios de si quanto nesta segunda. Tanto assim que o lançamento dos kits de personalização do Agile, batizados de Sport e Sunny, ficou em segundo plano. A montadora festejava mais um prêmio de carro do ano, agora concedido pela Abiauto, uma associação de jornalistas do setor. E também pela venda inesperada do novo compacto.
Marcos Munhoz, o diretor de vendas, reconheceu que nem eles acreditavam que pudessem vender 5 700 Agile logo no primeiro mês cheio. Segundo ele, esse total não deve se repetir no futuro, ao menos enquanto o carro não ganhar a versão 1.0, prevista para 2010.
Mas voltando para o segundo plano, eis que o Agile tem agora dois conjuntos de acessórios oficiais. Como dissemos no post anterior, o Sport custa R$ 5 346 e o Sunny, R$ 4 393. Em relação ao que a Quatro Rodas divulgou na edição de dezembro, há alguns itens a mais. Além das rodas aro 16 com pneus Continental 195/55, do spoiler traseiro e da máscara negra nos faróis e lanternas, há também saias dianteiras e laterais. O resultado é bom, sobretudo nas rodas, mais adequadas ao imenso espaço da caixa de rodas. O preço assustou um pouco, mas ainda precisamos pesquisar melhor para saber se vale tudo isso.
Já o Sunny, o kit aventureiro, deixou um ar de quero mais. O desenho do Agile favorece esse espírito tanto ou mais que o Fox e o Sandero, seus rivais diretos. Mas a GM foi econômica nesse sentido: apenas o rack transversal, as mesmas rodas do Sport e protetores(!) dos para-choques pintados na cor da carroceria. Nem precisava de estepe externo nem suspensão elevada, mas uns estribos e um difusor cairiam bem.
Gustavo Colossi, o diretor de marketing da GM, classificou os kits como “sugestões de personalização”. Ou seja, o cliente poderá adquirir os itens separados nas concessionárias. A Chevrolet apresentou também um novo navegador GPS adaptado ao suporte interno no alto do console, mas seu valor não foi divulgado.