Flagrado recentemente no exterior, o novo Hyundai i30 deve chegar ao Brasil no final de 2012. E a revista Autoesporte não quis esperar: produziu ilutrações que antecipam o (belo) visual do hatch médio, que é líder de vendas disparado no Brasil.
Como mostra o desenho e as fotos do exemplar flagrado, o novo i30 será maior, mais esportivo e receberá muito bem o estilo “escultura fluída” que é exibido hoje pelos novos modelos da Hyundai. O detalhe que mais chama a atenção no modelo é a junção dos faróis com o para-lamas em forma de arco, uma bela solução estética. Ou seja, terá personalidade própria, o que atual geração, bem resolvida é verdade, não tem – afinal, ela se inspira no BMW Série 1, como a própria marca fez questão de destacar.
Se o visual já agrada, o que o novo i30 trará no seu interior é que salta aos olhos: o motor GDI 1.6 com turbo de injeção direta e 140 cv. Não é demais sonhar com um câmbio de dupla embreagem, mas o mais prudente é esperar pela transmissão automática de seis velocidades, além da manual de cinco.
A AE bate o martelo que o novo i30 será flex no Brasil. Motor bic0mbustível é que não faltará no grupo: a Kia já tem o 1.6 16V no Soul, receberá o 1.0 de três cilindros do Picanto e já está testando o 2.0 do Sportage (o mesmo do ix35).
Dava até para produzir o i30 no Brasil tão grande é o volume, mas a Hyundai mira mesmo é na Europa onde o hatch é figurante ainda. Certamente, a nova geração não poderá demorar para vir, afinal alguns concorrentes estão se armando para breve, o mais forte deles, o Focus de 3ª geração.