Ícone do site BlogAuto

Veja como a Ford transformou o Fusion no carro mais vendido dos EUA

Ford Fusion 2010

A sacada é digna da CAOA no Brasil: basta pegar os números oficiais e procurar um ângulo favorável. A Ford divulgou um comunicado nos Estados Unidos dizendo que o novo Fusion transformou-se no carro doméstico mais vendido dos EUA em outubro. A notícia já se espalhou pelo mundo, inclusive o Brasil, divulgada por jornalistas menos atentos. Numa primeira leitura o que dá para entender? Que o sedã é o carro mais vendido no país, ou, na pior das hipóteses, o nacional mais vendido. Tudo conversa. Veja como ela chegou a isso:

No ranking de outubro, o Fusion é o 11º colocado sendo que dos dez modelos à sua frente dois são picapes, a Série F da própria Ford e Chevrolet Silverado. Muito bem, utilitário não é carro, subimos para 9º lugar.

Sobram oito modelos que vendem mais que o Fusion. Ah, mas aí algum iluminado da assessoria de imprensa em Detroit deve ter falado: “mas esses carros são de marcas japonesas!”. Então tá, japonês não é nacional, apesar de a maior parte ser fabricada nos Estados Unidos com funcionários americanos há anos.

Pronto, o Fusion virou o carro doméstico mais vendido dos EUA. Ah, mas peraí, o Fusion é feito no México!!! Dá para crer?

É a típica situação em que uma boa notícia não basta, precisamos transformá-la a todo custo em ótima notícia. O Fusion, realmente está vendendo mais por lá – ampliou em 15,3% suas vendas em relação a outubro de 2008, mas está longe de encostar nos rivais japoneses – nacionais ou não. O Camry vendeu 30 mil unidades, o Accord, 23 mil, enquanto o Ford chegou à 13 455 unidades, apenas 974 a mais que o Chevrolet Impala, o 2º “carro doméstico” mais vendido do país.

Veja o ranking de outubro abaixo. A Ford não precisava desse release.

Vendas de carros nos EUA em outubro

Sair da versão mobile