A sacada é digna da CAOA no Brasil: basta pegar os números oficiais e procurar um ângulo favorável. A Ford divulgou um comunicado nos Estados Unidos dizendo que o novo Fusion transformou-se no carro doméstico mais vendido dos EUA em outubro. A notícia já se espalhou pelo mundo, inclusive o Brasil, divulgada por jornalistas menos atentos. Numa primeira leitura o que dá para entender? Que o sedã é o carro mais vendido no país, ou, na pior das hipóteses, o nacional mais vendido. Tudo conversa. Veja como ela chegou a isso:
No ranking de outubro, o Fusion é o 11º colocado sendo que dos dez modelos à sua frente dois são picapes, a Série F da própria Ford e Chevrolet Silverado. Muito bem, utilitário não é carro, subimos para 9º lugar.
Sobram oito modelos que vendem mais que o Fusion. Ah, mas aí algum iluminado da assessoria de imprensa em Detroit deve ter falado: “mas esses carros são de marcas japonesas!”. Então tá, japonês não é nacional, apesar de a maior parte ser fabricada nos Estados Unidos com funcionários americanos há anos.
Pronto, o Fusion virou o carro doméstico mais vendido dos EUA. Ah, mas peraí, o Fusion é feito no México!!! Dá para crer?
É a típica situação em que uma boa notícia não basta, precisamos transformá-la a todo custo em ótima notícia. O Fusion, realmente está vendendo mais por lá – ampliou em 15,3% suas vendas em relação a outubro de 2008, mas está longe de encostar nos rivais japoneses – nacionais ou não. O Camry vendeu 30 mil unidades, o Accord, 23 mil, enquanto o Ford chegou à 13 455 unidades, apenas 974 a mais que o Chevrolet Impala, o 2º “carro doméstico” mais vendido do país.
Veja o ranking de outubro abaixo. A Ford não precisava desse release.
Mas po…. eu li essa notícia e foi justamente isso qu eeu entendi: Que o Fusion era o sedã de marca americana mais vendido nos EUA. Ou seja, marca americana não entra Toyota e Honda. Não vi nenhum truque, pois foi assim a notícia que eu li. E pelo visto entendi corretamente.
MUITO ESPERTOS OS CARAS DE MARKETING DA FORD,DESSE JEITO VÃO ACABAR SENDO CONTRATADOS PELA HYUNDAI.
Não percebi truque algum na notícia divulgada. A ford apenas afirma que o Fusion está entre os dez carros mais vendidos nos Estados Unidos, e é o único de uma montadora americana, os demais são produzidos por empresas originárias de outros países. Se a intenção é desmerecer a Ford, procurem um motivo mais intelegível para nós simples leitores.
Meu caro Charles, desculpe, mas não estou convencido dessa ingenuidade toda na notícia. Nesses tempos de marketing pesado, está para nascer uma empresa inocente no mundo. Para você ter uma ideia, esse blog já foi usado por várias marcas com comentários disfarçados de funcionários elogiando seus produtos.
Como já disse, o Blogauto é democrático: seu comentário está aí publicado, mesmo com insinuações de que tentamos desmerecer a Ford. Cada leitor e o blogueiro que façam seu próprio juízo.
E continuo achando uma senhora ironia uma montadora americana orgulhosa de um produto que ela faz no México enquanto suas concorrentes estrangeiras produzem seus carros nos Estados Unidos.
@Ricardo Meier
Concordo que não devemos ser ingênuos.
Mas a malandragem da Ford tem uma razão de ser: nesses tempos de crise, o governo está promovendo a campanha do "buy american". Mesmo com o chicano Fusion, os dividendos das vendas vão para a matriz em Detroit.
Acho essa malandragem bastante aceitável, ao contrário da Ruimday, que tenta enganar descaradamente.
Sugestão de post: o que será que todos acham da nova campanha do i30, que mesmo perdendo o comparativo da Quatro Rodas, aparece como vitorioso nos jornais? É claro que a revista não colocou "1o." e "2o." lugares na matéria e nem a Huinday mentiu, mas o uso de trechos e citações consegue confundir bastante os leitores das propagandas e que não leram a revista.
Leandro, esta semana conversei com um profissional de pesquisa do nosso setor e ele se saiu com essa sobre a Hyundai: "ela não mente, apenas interpreta a verdade"…
Ricardo, me desculpa mas eu concordo com o Charles. Não vi nenhum truque nessa reportagem. É muito clara a notícia: Ford Fusion entra no Top10. Está assim mesmo no site oficial da Ford. Qual truque ?
Você dizer que é o sedã americano mais vendido não vejo problema algum. A Ford é uma marca americana, logo seus carros são americanos independente da onde sejam produzidos. Enfim…. você fala em democracia do blog mas certas notícias são bem tendenciosas.
Ágile neles!! Seu segundo grande carro… E depois do email falso do modelo híbrido, dá para desconfiar que esse marketing da Ford é moderninho demais para achar honestidade careta. Fora isso, o Fusion é um bom carro, não merece uma campanha dessas. Se a Ford ao invés tivesse comprado o título de carro do ano por lá, sairia melhor na foto!
Me desculpa Ricardo, mas não concordo com você.
No site da Ford americana está bem claro dizendo que o Ford Fusion entrou no top 10 dos mais vendidos. Ou seja…. está entre os 10 mais vendidos. E para reforçar disse que se tratava do sedã americano mais vendido. Ué… Toyota e Honda são japonesas. Elas fabricam por lá mas possuem pouca mão de obra e quase nenhuma americana. Enquanto que GM e Ford sustentam familias e familias.
Ford é uma marca americana e não vejo truque ou má fé alguma nisso. Apenas focou na questão que ele vendeu mais que os sedãs da GM e Chrysler.
Você fala em democracia mas não é a primeira vez que percebo posts tendenciosos em seu blog.
caramba, como vende esse Legacy feioso, hein?
Muito legal saber que o Fusion é o carro mais vendido nos EUA, é um carro ótimo e maravilhoso.
Catia.
@Eduardo
O Legacy novo, além do excelente carro que sempre foi, está bonito. Os novos Subaru estão melhorando muito na aparência – era o que faltava, pois nunca deixaram de ser inquebráveis ou usar tecnologias de supercarros.
http://photos.autoexpress.co.uk/images/front_pict…
http://www.dreamcarpreview.com/wp-content/uploads…
http://allworldcars.com/wordpress/wp-content/uplo…
Mesmo sendo fabricado aqui e com propaganda a dar com o pau, dá pra contar nos dedos quantos Fusion rodam pelas ruas daqui do México.
Aqui Nissan domina, incluindo um carro horrível e ultrapassadíssimo chamado Tsuru. Perto dele o Uno é carro de 1º mundo.
Mas voltando ao assunto: vai ver toda produção de Fusion vai parar nos EUA ou Brasil…
Off: eu pesquisei aqui na internet e vi que esse Tsuru é uma versão bem antiga do Sentra, não é isso?
Tem a página dele:
http://www.nissantsuru.com.mx/
E a história:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nissan_Sentra
Visual antiquado mesmo, mas no geral me pareceu melhor que o Uno. Posso estar enganado, porque eu nunca vi esse Tsuru ao vivo pra saber com certeza, mas foi a impressão que eu tive vendo os artigos e as fotos.
Ford sem duvida a melhor montadora americana.
Mas voltando ao que realmente da ibope eu não vi nada de mais em afirmar isso é a mesma coisa que falar que a Gurgel foi a Marca brasileira que mais vendeu carros na historia do pais. entenderam isso esta certo e cada um vende seu pexe como achar que deve.
@Ricardo Meier
hahahaha….boa, essa! eu vou usar com a minha mulher e com meu chefe…. "eu não minto, apenas interpreto a verdade" hehehehehe! muito bom!
@T-Rex
É esse mesmo T-Rex… Aqui predomina no mundo dos taxis. Dizem que a manutenção é barata, que o carro é resistente e confiável. Mas é extremamente instável e já ví cada acidente aqui com essa "basura" que nem te conto.
u melhor carro da ford eu traverse.alendumais eli tem 999.9 de vedas