A oferta parece irrecusável: aquele carro dos sonhos que, enfim, tem preço que cabe no seu bolso. E a marca ainda oferece um monte de acessórios e itens que o deixam perfeito. Mas semanas depois você descobre que aquele sonho de consumo acaba de virar um pesadelo do passado. Sim, você comprou um modelo que acaba de sair de linha, a acaba de chegar o novo modelo em 2013.
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Com tantos lançamentos nos últimos anos, o risco de comprar um mico assim é grande, mas às vezes vale a pena. Se você sabe o que perderá com a mudança de geração ou tem certeza que não conseguirá comprar a versão mais nova, então o modelo prestes a ficar obsoleto pode ser um bom negócio. Confira a seguir os veículos que estão dando adeus ao mercado em 2013.
Audi A3
Câmbio de dupla embreagem e motor 2.0 turbo com injeção direta. Quem já dirigiu sabe como essa dupla entrega prazer de dirigir. Por isso o atual A3 é um dos carros mais legais do mercado e sua versão de 4 portas, por R$ 119.185 (ou menos, dependendo da negociação) pode soar como uma boa tacada. Mas a nova geração está chegando a partir de março com mais tecnologia e economia, mas sem motores tão fortes. Então, se você gosta de potência de sobra ainda dá para se divertir com o velho A3.
Hyundai Santa Fe
Um jipão com motor de 285 cv e alguns itens desejados a bordo? Tudo isso por R$ 95 mil na versão de 5 lugares, uma pechincha. Mas tem explicação: a nova geração está prestes a chegar ao Brasil com um visual mais caprichado e mais tecnologia. Mas, como o A3, com motor menos potente, mas mais econômico. É certeza de desvalorização pesada. Talvez valha a pena esperar.
Hyundai i30
O i30 da primeira geração fez bonito no Brasil. Mesmo sem motor flex dominou o segmento de hatches médios até que o aumento dos impostos minou sua força. Agora vem aí a nova geração, que é um show de design. Deve custar mais caro e terá motor 1.6 flex, mais fraco que o atual. É outro que, apesar dos pesares, vale esperar para saber se ficará muito mais caro.
Kia Cerato
O Cerato foi o carro mais vendido da Kia no Brasil nos últimos anos. Sua sacada foi competir um pouco abaixo da faixa onde estão o Civic e o Corolla. Agora, com a nova geração, que cresceu e ficou mais sofisticada, ele subiu de nível. Ou seja, se você busca um bom sedã, mas sem grande espaço interno e equipamentos, vá com o atual. Se quer coisa maior e melhor, espere.
Mitsubishi Outlander
O crossover chegou de mansinho ao Brasil em meio à fama dos Pajeros, mas, depois de ganhar um facelift que o fez lembrar o sedã Lancer, o Outlander vendeu bem. Agora a Mitsubishi prepara sua segunda geração (terceira se contarmos o velho AirTrek) que ficou…feia. Pois é, o novo é estranhamento ultrapassado no visual. Talvez compense por dentro, porém, o atual ainda dá show de elegância. Está aí um bom argumento.
Ford Focus
A Ford ainda não disse quando o Focus III chegará ao Brasil, mas fez questão de mostrá-lo curiosamente na versão sedã no Salão do Automóvel. O novo modelo é bem instigante e esportivo, e mais: lá fora foi considerado o mais bem acertado dos três, coisa que já é difícil imaginar tal a precisão da sua suspensão. Se o exterior é polêmico, o interior é muito melhor que o atual. Como a concorrência é grande, vale esperar pelo futuro Focus. Ele não deve chegar muito mais caro sob pena de perder espaço para seus rivais.
Renault Sandero e Logan
A dupla de compactos da Renault ganhará nova geração dentro de um ano, mais ou menos. Os dois ficaram mais bonitos (coisa fácil no caso do sedã) e sem perder o ótimo espaço interno. O acabamento é um pouco melhor, mas espera-se mais itens de série, ou seja, razão suficiente para esperar por eles. Se está com pressa, melhor dar uma olhada na concorrência.
Volkswagen Polo Sedan
Quer um sedã maior que o Voyage e mais barato que o Jetta? Nem pense em levar o Polo Sedan. É verdade que o compacto foi por muito tempo referência num país cheio de projetos de 3º mundo, mas ele envelheceu e merece uma aposentadoria decente. Isso deve ocorrer pela lógica, já que no 2º semestre o renascido Santana desembarca no Brasil.
Volkswagen Golf (como é que é?)
Pois é, ele talvez nem devesse estar aqui, mas, sabe como é, a Volkswagen, de repente, surpreende e resolve o imbróglio que é a sucessão do atual Golf 4,5. Feito no México ou no Brasil, o Golf 7 certamente valeria a espera caso chegasse até 31 de dezembro de 2013. Enquanto não se tem certeza disso e por mais que o Golf ainda seja um carro bom de dirigir, vá visitar uma concessionária da Hyundai, da Ford, Peugeot, Chevrolet…
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