A consultoria Interbrand divulgou nesta semana o ranking anual de melhores marcas globais. A pesquisa aponta quais marcas valem mais hoje caso fossem vendidas. A Coca-Cola manteve o primeiro lugar, com valor de US$ 77,8 bilhões, seguida pela Apple, que pulou do 8º para o 2º lugar. Mas o que nos interessa aqui são as marcas de automóveis e nesse caso a Toyota é hoje a mais valiosa do setor. As alemãs BMW e Mercedes-Benz vêm a seguir e a Honda é a 4ª colocada, mas bem mais distante.
Veja também: Brasil é o sétimo mercado mundial de automóveis
Entre as marcas automotivas, as novidades foram a Hyundai ultrapassar a Audi e a Kia ter entrado entre as 100 marcas mais valiosas. Também subiram no ranking geral a Volks (39º contra 47º), Ford (45º contra 50º), Nissan (72º contra 90º) e Harley-Davidson (96º contra 100º). Toyota, Mercedes e BMW subiram uma posição no geral, mas a razão é que a Disney despencou de 9º para 13º.
Em compensação, a Honda caiu de 19º para 21º no geral, talvez por causa dos problemas com terremoto no Japão e a qualidade de alguns produtos nos EUA. Confira abaixo as posições na categoria automóveis e também suas colocações no geral.
Posição em 2012 | Posição em 2011 | Marca | Valor (US$ bilhões) | Posição geral em 2012 |
1º | 1º | Toyota | 30,3 | 10 |
2º | 2º | Mercedes-Benz | 30,1 | 11 |
3º | 3º | BMW | 29 | 12 |
4º | 4º | Honda | 17,3 | 21 |
5º | 5º | Volkswagen | 9,3 | 39 |
6º | 6º | Ford | 8 | 45 |
7º | 8º | Hyundai | 7,5 | 53 |
8º | 7º | Audi | 7,2 | 55 |
9º | 9º | Porsche | 5,1 | 72 |
10º | 10º | Nissan | 5 | 73 |
11º | Kia | 4,1 | 87 | |
12º | 12º | Harley-Davidson | 3,9 | 96 |
13º | 11º | Ferrari | 3,8 | 99 |