O site Fast Driver, na avaliação do Chevrolet Classic 2011, apresentou este gráfico que mostra a evolução da participação nas vendas dos sedãs compactos entre junho de 2008 e março de 2010. Como se vê, a mudança do sedã da GM não foi à toa – ele vinha perdendo espaço desde o lançamento do Voyage, em setembro de 2008. De mais de 35%, o sedãzinho caiu para 22% de participação.
Aqui estão somadas as vendas tanto do Classic quanto do Corsa Sedan, mas este tem volume quase inexpressivo. O Classic, aliás, não foi só vítima da volta do sedã da Volks, mas também do crescimento do Siena, sobretudo depois que a versão EL, de ótimo custo-benefício, chegou ao mercado. Já o Voyage, depois de um começo promissor, estacionou na faixa dos 15%, acossado pelo Prisma.
Mas tivemos outros modelos sob pressão. O Fiesta Sedan e o Logan também viram sua participação cair de 10% para pouco mais de 6% – o Ford ainda se recuperou este ano. Já o Renault mudará na semana que vem na esperança de reverter esse quadro.
Mais abaixo no gráfico, vemos os sedãs compactos premium Polo, 207 Passion e Symbol. Os dois últimos chegaram há pouco tempo e também tiraram espaço do Volkswagen. Veja que o Polo Sedan detinha até mais que 5% do segmento em geral, mas hoje consegue metade disso. O Peugeot, sem dúvida, se deu melhor enquanto seu rival da Renault ainda tem vendas modestas.
O que admiro na Fiat é a curva do "número de vendas" de seus modelos, sempre constante, de acordo com a variação do mercado. Em março, as vendas dos principais representantes da Chevrolet (Celta e Corsa sedan) foram excelentes, com o Celta desbancando até o Palio, e o Classic encostando no Siena. Agora em abril, acabou-se a magia: o Celta vende menos que Palio e Mille, e o Classic está muito, mas muito longe do Siena que se mantém entre os 5 mais no ranking. Esse "sobe e desce também acontece com alguns modelos da VW, como o Fox. E o festejado Agile? Ninguém comentou, mas teve queda em março, mês em que quase todos os modelos no Brasil tiveram acréscimo, e em abril está pior ainda. Logo deve estar fora do grupo dos 20 mais vendidos, a menos que a Chevrolet tome uma atitude radical.
Desses ai eu não prefiro nenhum….
siena bebe, fiesta é velho, logan é feioso, depois do G5 aqui de casa Voyage NEVER………
Sedam mesmo é so os "medios" pra cima…