Acredite: o novo Vectra Next Edition gasta mais combustível que o modelo anterior. Ou nós lemos errado os dados oficiais ou realmente os donos da versão com câmbio automático verão o ponteiro do combustível cair mais rapidamente que hoje.
A mudança no motor Flexpower envolveu a troca do comando de válvulas, que agora usa balanceiros roletados, que geram menos atrito, além do coletor de admissão em material plástico, mais leve. Essas e outras soluções são semelhantes às aplicadas aos outros motores da marca, que foram combinadas com algumas alterações para reduzir a emissão de poluentes.
O resultado foi um motor cerca 9,5% mais potente, embora o ganho em torque tenha se dado mais com uso de gasolna – 18,3 kgfm para 18,9 kgfm. Mas o consumo, esse só foi reduzido com uso de câmbio manual. Veja abaixo os dados oficiais do Vectra 2.0 2008 e do Next Edition:
Vectra Elite 2.0 2008
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Transmissão manual:
Gasolina: 10,1 / 15,1 / 12,4
Álcool: 7,3 / 10,7 / 8,8
Transmissão automática:
Gasolina: 10,1 / 14,9 / 12,3
Álcool: 7,1 / 10,3 / 8,7
Vectra Elite 2.0 Next Edition
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Transmissão manual:
Gasolina: 10,8 / 16,1 / 12,7
Álcool: 7,6 / 11,2 / 8,9
Transmissão automática:
Gasolina: 9,7 / 14,0 / 11,2
Álcool: 6,9 / 9,9 / 8,0
Fica claro que o ganho em potência do motor com gasolina teve uma compensação maior no consumo mais alto do combustível fóssil. Já com o câmbio manual, a melhora segue a mesma regra, porém, ao contrário: o Vectra Next Edition é mais econômico, mesmo mais potente.
Curioso que o texto oficial da montadora cita a palavra “econômico” três vezes, mas não compara os dados de consumo com a versão anterior. Por quê?