Acredite: o novo Vectra Next Edition gasta mais combustível que o modelo anterior. Ou nós lemos errado os dados oficiais ou realmente os donos da versão com câmbio automático verão o ponteiro do combustível cair mais rapidamente que hoje.
A mudança no motor Flexpower envolveu a troca do comando de válvulas, que agora usa balanceiros roletados, que geram menos atrito, além do coletor de admissão em material plástico, mais leve. Essas e outras soluções são semelhantes às aplicadas aos outros motores da marca, que foram combinadas com algumas alterações para reduzir a emissão de poluentes.
O resultado foi um motor cerca 9,5% mais potente, embora o ganho em torque tenha se dado mais com uso de gasolna – 18,3 kgfm para 18,9 kgfm. Mas o consumo, esse só foi reduzido com uso de câmbio manual. Veja abaixo os dados oficiais do Vectra 2.0 2008 e do Next Edition:
Vectra Elite 2.0 2008
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Transmissão manual:
Gasolina: 10,1 / 15,1 / 12,4
Álcool: 7,3 / 10,7 / 8,8
Transmissão automática:
Gasolina: 10,1 / 14,9 / 12,3
Álcool: 7,1 / 10,3 / 8,7
Vectra Elite 2.0 Next Edition
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Transmissão manual:
Gasolina: 10,8 / 16,1 / 12,7
Álcool: 7,6 / 11,2 / 8,9
Transmissão automática:
Gasolina: 9,7 / 14,0 / 11,2
Álcool: 6,9 / 9,9 / 8,0
Fica claro que o ganho em potência do motor com gasolina teve uma compensação maior no consumo mais alto do combustível fóssil. Já com o câmbio manual, a melhora segue a mesma regra, porém, ao contrário: o Vectra Next Edition é mais econômico, mesmo mais potente.
Curioso que o texto oficial da montadora cita a palavra “econômico” três vezes, mas não compara os dados de consumo com a versão anterior. Por quê?
Me impressiono como a traseira "ficou diferente". Tem o detalhe… não, não, não é igual ao anterior… Mas a peça… Não, também é igual!!!
Next edition…!!!
Amigo, vc por acaso não percebeu a novíssima grade frontal que o Novo Vectra Next Edition modelo 2010 recebeu??? Não satirize a GM, essa nova grade é uma evolução nunca vista antes em nenhuma montadora nos últimos 10 anos! Agora sim o Astrão, ou melhor Vectra Next Edition será um carro superior ao Civic e Corolla aliás, esses dois últimos modelos devem deixar até de ser fabricados pois não aguentarão a concorrência no Vectra Next Edition e sua novíssima grade dianteira!! Mas temos que ser justos, mudou também a gravatinha traseira e o friso lateral!! Agora sim, virou uma máquina! Isso sem falar no consumo, a GM fez um trabalhão, mexeu aqui, ali, mudou válvula, coletor etc etc etc e……. O carro bebe mais!!!! Parabéns! Isso é um exemplo a ser seguidos por todos, pois não há crise no mundo e me falaram que esse tal de aquecimento global era história de vendedor de ar condicionado, sem falar que fiquei sabendo que tem petróleo pra pelo menos 50.000 anos! Pra que simplificar se é possível complicar??? Vamos lá gente, comprem Vectras Next Edition automáticos e não tenham pena dos seus bolsos!
Na verdade, o que está faltando é vergonha na cara por parte de alguns dirigentes de fabricantes instalados no Brasil, de alguns veículos da imprensa especializada que não questiona de forma incisiva certas falácias propagadas pelos fabricantes, e de alguns (senão muitos) consumdidores.
Para quem gosta de números, eu tive o trabalho de fazer os cálculos do consumo do "Novo" Vectra: com gasolina e câmbio manual a economia média é de 6,93%; com álcool e câmbio manual é de 1,14%; com gasolina e câmbio automático houve aumento de consumo de 8,94%; e com álcool e câmbio automático houve aumento de 8,04%.
Ou seja, a GM faz tanto alarde pelo baixo consumo do "novo" motor, mas associado ao câmbio automático, o consumo tanto na gasolina como no álcool apresenta perda em termos percentuais bem superior ao ganho obtido com o câmbio manual e ainda passou a gastar mais que o modelo 2008 automático que já não era sinônimo de economia.
No meu ponto de vista, quem comprar depois vai reclamar, pois o Vectra manual 2008 não consegue médias acima de 8 km/l com gasolina e 6,4 km/l com álcool e se for automático não passa de 6,5 km/l com gasolina e 5 km/l com álcool. É mais vantagem o cidadão comprar um Civic ou um Corolla, estes sim, mais modernos, com melhor acabamento e com motores mais eficientes.
Depois certos fabricantes não sabem porque suas vendas caem, ou porque estão prestes a falir. Vendem produtos ruins e defasados como se fossem algo moderno
…vendem produtos ruins e defasados como se fossem algo moderno e acham que o consumidor não vai perceber, pode até ser que muitos não percebam, mais uma parcela significativa está cada vez mais exigente e fazendo diversas análises antes de efetuar uma compra.
eu gostei da nova grade! Vou comprar 2 Vectras agora: 1 preto e outro prata…
Os fas dessa geraçao do "Vectra" que me desculpem, mas esse Vectra Next Edition se tornou o verdadeiro carro do mercado com vocaçao pra taxi, substituindo espiritualmente o Santana.
Ah, hoje os taxis foram rebaixados so pra Classic e Astra, quando muito uma Meriva ou uma Zafira (uau!). Entao o Vectra é pra ser radiotaxi…
Então , comungo com a opnião de vários leitores desta pagina, impressionante a evolução deste "novo" vectra, é justo chama-lo de novo? acho que sim , pois esta com a gravatinha nova, um novo motor mais econômico, tudo bem que pelo que foi noticiado não seja significante a economia do novo motor , assim depois de vários anos usando chevrolet , não suporto mais , esta espectativade lançamento, e praticamente nenhuma novidade , ainda querem concorrer com new civic e corola , só rindo.
O carro que uso no meu trabalho ficou na revisão por 06 dias. Neste período, a controladora da frota disponibilizou um Vectra Excelense para eu trabalhar.
O carro era completo, com duplo air bags, ar digital e mais alguns acessórios, mas…… Não me emocionou em nada"! A sensação era de estar em um carro confortável e nada mais!!! Beirando à um carro comum.
Agora, pega um Astra, estica, põe uns cromadinhos e… tcham!!! Eis um Vectra!!! É muita falta de coerência!!!
Nos dias de hoje, em que os consumidores desta parcela de mercado tem acesso à internet (até em seus banheiros!) e com isto tem acesso à "todos os sites de carros do mundo" (!!!), tentar iludibriá-los com um pseudo "produto superior", só mudando o nome "É FODA"! "É MUITA BURRICE"!
Se as empresas não tem "orçamento" para produzirem e/ou comercializarem carros "MODERNOS" aqui, que então tenham "INTELIGÊNCIA"!
Não acredito que continuemos a ter exemplos como estes num futuro próximo, pois a aversão a modelos com esta filosofia (golf 4,5 , 206,5 , linea, vectra, omega, symbol etc…etc…) parece estar bem clara e o consumidor não faz cerimônia para demonstrá-la.
Esquecí da cereja.
O consumo, com alcool, rodando de 80 a 85% em estrada em velocidades máximas de +/- 100km/h em mais de 1500km foi de no "máximo" "7km/l"!!!
Fiz de tudo, cheguei a viajar com máxima de 80km/h mas os resultados foram pifiamente superiores à 7km/l.
Então não é nenhum favor a GM "melhorar o monzatech 2.0"! É questão de sobrevivência! Ou fazia, ou estaria com vendas inferiores até às do linea (puntão), como ocorreu na primeira quinzena de fevereiro/09.
Quem quizer links de bons sites automotivos mundo afora, basta solicitar.
pra rr09:
quais?
Lá vão alguns:
http://www.autobild.de/
http://www.auto-motor-und-sport.de/
http://www.worldcarfans.com/
http://www.motorpasion.com/
http://automagazine.blogspot.com/1
http://www.caradvice.com.au/
http://www.auto-news.de/
http://www.autocar.co.uk/
http://www.autoexpress.co.uk/
http://www.quattroruote.it/
Fui bloqueado…
Mande mail para:
[email protected]
Lhe envio mail com inúmeros sites e blogs mundo afora.
Sinceramente.
Desde que lançaram esta geração de Vectra, com pedaços de diversos carros europeus, com motor ultrapassado e, agora com um motor remodelado, prefiro mil não um milhão de vezes um Corolla ou Civic.
E viva o VVT-i e o VTEC
é o novo vectra??? mas está tão diferente nao conheci, nao tem nenhuma semelhança daquele lançado no fim de 2005! essa traseira e esse frizo é totalmente novo praticamente um lançamento! nao vai botar um boiolometro tambem nao, digo um econometro? ummm falta mais o que? ah me lembrei um porta nicas igual a do gol g4, esta formada a carroça pro brasilero trouxa feliz
Já li em site/blogs europeus que haveria a possibilidade da "separação" entre a Opel e a GM!
Deve ser devido à esta possibilidade que a GM do Brasil está adotando veículos com características mais norteamericanas (até agora as gradinhas!!!) do que de seus pares europeus.
Se isto se concretizar, perderemos muito, pois o Brasileiro gosta mais de produtos europeus de que estadosunidenses, por serem mais belos e se encaixarem melhor no gosto local (tamanho, afinidade etc…).
Vamos ficar de olho!!!
Pessoal, com relação ao consumo o meu Vectra faz 9km/l(na manha) e 7,5km/l(correndo) isso na cidade com álcool, já na gasolina faz de 10km/l a 12km/l na cidade….na estrada faz 9km/l(A) e 12km/l(G) isso de 120km a 160km….
O meu é um 2008 expression cambio manual, antes de comprá-lo sempre ouvir muita gente falando do consumo, porém estou satisfeito com esses números uma vez que carros com motores menores (1.4; 1.6 e 1.8) estão fazendo quase a mesma coisa que ele (2.0)…
Abraços…
um dos carro mais modernos e bonitos do brasil
Para mim esse pessoal que fala mal do novo vectra, na verdade nunca andou em nenhum vectra… devem ser proprietários de uno, ka, etc… que não tem grana pra comprar um carro de verdade… quanto ao Civic e Corolla, já dirigi os 2, pra quem gosta de pilotar, ambos são sem graça… sem arrancada, carro pra madame… põe do lado do vectra e acelera para ver quem fica comendo poeira…
Mauricio concordo com tigo não tenho um Vectra, mas tenho uma zafira com o novo motor do Vectra, ja tive corola e civic, isto e dor de cotovelo por não ter um bom motor embaixo do capo.
Shalom amigos e amigas que gostam de carros de qualidade!
Eu tenho um Vectra Elite 2.4 preto, o carro realmente é nota 10!
Tem muita potencia em relação aos sedãs Brasileiros e é muito confortável! Sobre o Next Edition, já fiz test-dive; Quem já andou em um Vectra 2.4 não acostuma com a falta de potencia do 2.0…Só quem tem um que sabe como é ótima a sensação de acelerar, principalmente se apertar aquele botão: opção ESPORTIVO que fica no painel e faz o carro esticar/alongar as marchas…UAU! Bom demais!
Tenho fotos do meu carro se quizerem ver.
Bom, vamos por os pros e contras, primeiro os contra: o meu é o elite next edition, ta com 7.000 km rodados, o consumo é péssimo, na cidade faz 4,5 na estrada faz 6,5km/l no álcool. O teto solar poderia fechar na chave. O cambio poderia ser tiptronic. Os prós: Ficou mais barato, comparando com seus concorrentes diretos, mas sem deixar a desejar no quesito conforto. Porta-malas grande, o do civic nem da pra comparar, aliás foi essa questão que pesou na hora da compra. As bonitas rodas aro 17" agarram o carro nas curvas. O corolla é bom, mas continua com a cara de tiozinho. O motor ficou forte, no começo ele é meio froxo mesmo Jefferson, mas aconselho andar num ja amaciado para ver que não fica atrás. O rádio com bluetooth ficou ótimo, com a entrada pra sd card então nem se fala. O sensor de chuva é bem eficiente. E pros que falam que não mudou a frente, hahaha, só quem não entende mesmo pra falar que não mudou.
o carro é muito bonito, espaçoso, confortavel,anda bem…….quem fala mal é porque nunca dirigiu um………
Até aquele arame que eles chamam de antena é o mesmo.
Esses caras são todos motoristas de carros populares, andei no civic e no vectra o civic perde de longe, não tem arrancada e é super pesadão.
Sem contar que bebe demais.
Não troco o vectra pelo civic.
O Vectra é o 2.4 mano.
Esse é o modelo do "projeto", as outras versões foram adaptações.
o corolla é carro de senhor velho(eu acho meio feio). o civic é apertado lerdo e gastador. o vectra é bonito, grande e potente…
pode ficar falando do motor vvtc ivetec vvt nao sei oq
quero ver na pratica contra o "monzao" ainda mais no manual.
Abraços!
caraca véio, só essa foto do verdinho com gravata dourada e a trazeira nova já é de babar. até parece bunda de mulher boa.
@Eduardo
Viva o VVT-i (1.8l) e o VTEC (1.8l)pois conseguem o grande mérito de empurrar carrocerias menores e mais leves qua a do vectra (flexpower 2.0l) consumindo menos combustível.
mas e se houvesse um comparativo de consumo desses carros sendo todos 2.0l…agora é possível!
Segundo o site da quatro rodas, o corola 2.0 faz 12,84 km/l (G) estrada. Segundo o site "best cars web site" o new civic s.i. 2.0 faz 13 km/l (G) estrada. Segundo o site "carros.uol.com.br" o vectra 2.0 automático faz 14km/l (G) na norma nbr7024 estrada. eu pessoalmente já fiz 13 km/l no meu Vectra NE Elite (G) estrada. ok há uma diferença de cavalagem entre os modelos, é verdade! mas se usar toda a cavalaria do civic s.i e do corola 2.0 o consumo dispara.
Quem tem sabe, quem nao tem reclama de nao ter, esse vectra é foda Show de bola tenho um elite 2.4 automatico, e minha esposa um new civic de todos carro que já tive o meu preferido é o vectra é onde eu falo gosto é que nem …..ú cada um tem o seu respeito todos pois cada um tem suas vantagens e desvantagens, pois fica lah um recado QUEM TEM, TEM QUEM NAO TEM NAO SABE O QUE É TER…
Tenho um vectra 2.2 2001 GLS, quero comprar um outro modelo novo 2005/2006 oque os amigos me dizem desta compra será que vale apena. um abraço desde já muito obrigado.
@giovani
e isso meu amigo e um carrao e tanto comprei um e estou muito satisfeito com o consumo quem quizer fazer economia compre carros 1.0 o vectra ta D+
<blockquote cite="#commentbody-18829">
Edivaldo :Esses caras são todos motoristas de carros populares, andei no civic e no vectra o civic perde de longe, não tem arrancada e é super pesadão.Sem contar que bebe demais.
Não troco o vectra pelo civic.
@giovani
e isso meu amigo e um carrao e tanto comprei um e estou muito satisfeito com o consumo quem quizer fazer economia compre carros 1.0 o vectra ta D+