Essa deve ter doído lá em São Bernardo do Campo. O Uno, enfim, bateu o Gol em vendas. Foi em fevereiro e a vantagem, pequena: 21.470 carros contra 20.989, 481 unidades a mais. Mas é simbólico e demonstra que o título de carro mais vendido do Brasil em 2011 está aberto depois de décadas de tédio.
O fato coincide com a chegada da versão 2 portas do novo Uno, mas talvez mais importante que isso é a Fiat ter conseguido ampliar a produção do modelo, no limite desde o lançamento, em maio de 2010.
Apesar da vitória isolada, o Uno ainda está atrás do Gol no acumulado do ano: 38.383 emplacamentos contra 44.048 do VW. E querer adivinhar o que vai acontecer é um palpite arriscado. Isso porque a Volks já reagiu, com campanhas na TV do Gol Rallye que ajudam a colocar o modelo como um todo em evidência novamente.
Outro aspecto que pode influenciar o desenrolar da história é a chegada do novo Palio, que pode acontecer ainda no 1º semestre. A Fiat sabe que, da mesma forma que ocorreu com o novo Uno, a nova geração do hatch pode e deve tirar clientes do irmão.
Para embolar ainda mais os prognósticos, é preciso pensar na reestilização do Gol, marcada para meados do ano. Com tantas variáveis em jogo, será divertido acompanhar os números até dezembro, sem dúvida.