E o novo Uno, que já tem a roupa aventureira Way, agora virou esportivo na série Sporting, nome também visto em outros carros da Fiat com fantasia esportiva, como o Bravo e a picape Strada. Disponível no mercado nacional desde novembro de 2010, o modelo custa R$ 32.170 na versão com duas portas e R$ 33.970 na opção 4P e, segundo a Fiat, a série ajudou no avanço recente das vendas do modelo, que cresceu 30% em fevereiro. Tal aumento foi suficiente para destronar o Volkswagen Gol da liderança.
Por questões “esportivas”, o Uno Sporting é oferecido apenas com o motor 1.4 Fire Evo Flex de até 88 cv e 12,5 kgfm de torque. Porém, não há nenhum “veneno” especial na mistura e os números de desempenho do propulsor são os mesmos das séries Attractive e Way 1.4. Ou seja, é um carro bom para andar na cidade, pois seu torque máximo não aparace em giros tão altos, mas que tende a ter certa dificuldade para encarar subidas íngrimes.
Mas a Fiat preparou algo para a suspensão, ao menos. Segundo a marca, as molas foram encurtadas e os amortecedores ficaram mais rígidos. As alterações deixaram o Uno 20 mm mais baixo que a versão Attractive, além de sensivelmente mais firme. Mas é pouca coisa. Quem andou nas outras versões do novo Uno notará que o Sporting é mais duro quando passa em lombadas e valetas. Essa característica também torna o carro mais estável em curvas contornadas em alta velocidade.
A ficha técnica do carro ainda traz um dado bastante curioso. O Uno Sporting perde para o Attractive na aceleração do 0 aos 100 km/h. Segundo números da marca, a versão esportiva cumpre a prova em 11,2 segundos enquanto a outra versão arranca até a mesma velocidade em 10,8 s. A velocidade máxima, no entanto, é igual para os dois carros: 172 km/h. Os freios também não têm alteração alguma em relação as demais versões do compacto, que usam discos sólidos na frente e tambores nas rodas traseiras.
O Uno Sporting, por outro lado, muda radicalmente da parte visual. O pacote decorativo da versão contempla faróis com máscara negra, anéis da grade frontal com moldura vermelha, spoiler dianteira, ponteira dupla de escape, aerofólio acima da tampa do porta-malas, faixas laterais e rodas de liga leve aro 15″, que têm desenho semelhante ao jogo aro 17″ do Punto T-Jet. Já a lista de equipamentos inclui luzes de neblina, direção hidráulica, vidro e travas elétricas. Porém, itens como freios ABS, airbags e ar-condicionado são vendidos separadamente.
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