E o novo Uno, que já tem a roupa aventureira Way, agora virou esportivo na série Sporting, nome também visto em outros carros da Fiat com fantasia esportiva, como o Bravo e a picape Strada. Disponível no mercado nacional desde novembro de 2010, o modelo custa R$ 32.170 na versão com duas portas e R$ 33.970 na opção 4P e, segundo a Fiat, a série ajudou no avanço recente das vendas do modelo, que cresceu 30% em fevereiro. Tal aumento foi suficiente para destronar o Volkswagen Gol da liderança.
Por questões “esportivas”, o Uno Sporting é oferecido apenas com o motor 1.4 Fire Evo Flex de até 88 cv e 12,5 kgfm de torque. Porém, não há nenhum “veneno” especial na mistura e os números de desempenho do propulsor são os mesmos das séries Attractive e Way 1.4. Ou seja, é um carro bom para andar na cidade, pois seu torque máximo não aparace em giros tão altos, mas que tende a ter certa dificuldade para encarar subidas íngrimes.
Mas a Fiat preparou algo para a suspensão, ao menos. Segundo a marca, as molas foram encurtadas e os amortecedores ficaram mais rígidos. As alterações deixaram o Uno 20 mm mais baixo que a versão Attractive, além de sensivelmente mais firme. Mas é pouca coisa. Quem andou nas outras versões do novo Uno notará que o Sporting é mais duro quando passa em lombadas e valetas. Essa característica também torna o carro mais estável em curvas contornadas em alta velocidade.
A ficha técnica do carro ainda traz um dado bastante curioso. O Uno Sporting perde para o Attractive na aceleração do 0 aos 100 km/h. Segundo números da marca, a versão esportiva cumpre a prova em 11,2 segundos enquanto a outra versão arranca até a mesma velocidade em 10,8 s. A velocidade máxima, no entanto, é igual para os dois carros: 172 km/h. Os freios também não têm alteração alguma em relação as demais versões do compacto, que usam discos sólidos na frente e tambores nas rodas traseiras.
O Uno Sporting, por outro lado, muda radicalmente da parte visual. O pacote decorativo da versão contempla faróis com máscara negra, anéis da grade frontal com moldura vermelha, spoiler dianteira, ponteira dupla de escape, aerofólio acima da tampa do porta-malas, faixas laterais e rodas de liga leve aro 15″, que têm desenho semelhante ao jogo aro 17″ do Punto T-Jet. Já a lista de equipamentos inclui luzes de neblina, direção hidráulica, vidro e travas elétricas. Porém, itens como freios ABS, airbags e ar-condicionado são vendidos separadamente.
[nggallery id=39]
O Bravo tem versão Sporting? Não sabia, pensei que a esportiva era a T-Jet.
Mais uma oportunidade de fazer algo diferente que se perde. Uma pena.
Agora com a chegada do Uno de duas portas, a Fiat poderi fazer um Uno Abarth com o motor 1.4 turbo de 135 Cv do 500 Abarth e sem os emblemas da Fiat (assim como os outros Abarth vendidos atualmente). Esse sim seria um verdadeiro decendente do Uno Turbo
@Thiago
Talvez não amigo, pois a proposta da montadora é claramente estetica, e jamais foi " enganar" o consumidor com um carro de "corrida", portanto é valida sim a diversificação na gama, ao contrario da VW que vive só e exclusivamente do gol e sem lançar nada alem do rallye que custa a partir de 40 mil, a fabricante alemã vai perdendo mercado por estar estatica e atrasada.
ps. não sou defensor de nenhuma marca.
Mais um pseudo esportivo,com motor anêmico e penduricalhos desnecessários.
Um Uno T-Jet ou Abarth seria um ótimo herdeiro do Uno Turbo, com esse visual, que ficou lindo então…
Tenho uma Nova Uno Way 1.4.Foi a maior expectativa e a maior decepção da minha vida.É pura propaganda enganosa.O acabamento é ruim,o motor é barulhento,bate pino na gasolina,além de ser um alcolatra assumido.faz 10 x 1 na gasolina e 7 x 1 no alcool,sem ar.R$ 37000,00 de pura decepção.
Quem não gosta do uno sporting não deveria nem reclamar , e um carro barato e lindo, tambem completo até com abs e ebd por menos de 40.000,00 pois não existe carro por este preço completo, pois optei em comprar um, mas sei de seu potencial
o motor 1.4 é muito bom
não precisa mais
alem do mais, ele possui caixa de 5 marchas e so reduzir e saber dirigir
não existe milhagre por este preço
e outra
na hora de vender vale a mesma coisa.
não admito colocar defeitos, principalmente quem não tem
Rs , hoje tem carros importados por menos de 30.000,00 no Brasil completo , e me desculpem , eu trabalho em projetos de carros nacionais e importados a mais de 15 anos , sinto lhes dizer , mas a inferioridade está até mesmo na composição das colas dos vidros. E os preços , claro que não só por culpa das mentadoras , mas também pelos impostos, são os piores do mundo. Compre um uno ou um gol , ande com ele um ano, e depois quem gosta de samba , não precisa mais ligar o rádio , o único problema é que o rítimo vai ser sempre o mesmo, rsrs Abraços!
Tenho um 2013…ótimo carro.