Imagine uma Ferrari com motor V12 6.3 litros de 860 cv equipada com um câmbio que faz trocas em apenas 60 milésimos de segundos. Ela existe mas, por incrível que pareça, não pode colocar seus “pneus” nas ruas.
Estamos falando da FXX, um programa que começou em 2005 e agora chega à versão Evoluzione. E o que é isso, afinal? Há dois anos, a Ferrari decidiu construir algumas versões da Enzo, seu modelo mais exclusivo, para que alguns clientes pudessem dirigi-la em circuitos fechados com intuito de ajudar a desenvolver o carro.
Daí surgiu a FXX, uma Enzo mais potente e desenvolvida com ajuda de ninguém menos que Michael Schumacher. Agora a marca italiana decidiu estender o programa até 2009, melhorando o desempenho do modelo.
A FXX Evoluzione, como é chamada, tem mais potência e um motor que trabalha 1 000 rpm mais veloz. O câmbio, como dissemos, está mais rápido também, além de ter a relação de marchas mudada devido ao motor mais potente. O controle de tração está menos invasivo e mais fácil de configurar, como os carros de Fórmula 1. Os pneus, desenvolvidos pela Bridgestone com exclusividade, ganharam freios Brembo redimensionados. Há também um novo difusor traseiro e um spoiler mais eficiente.
O resultado disso é que a FXX Evoluzione consegue dar um volta na pista de Fiorano em 1m16 contra 1m18 da versão anterior. A Ferrari, porém, não informa quanto cada um dos 20 participantes precisa bancar para entrar no programa. Bom, e nem precisa dizer…