Será que agora vai? Um projeto que há anos vem sendo discutido entre os políticos e que provavelmente deverá mesmo sair do papel é o túnel Santos Guarujá que ligará os municípios litorâneos: Santos e Guarujá, na baixada santista. O projeto é audacioso e inédito no Brasil. A obra prevê um túnel submerso que dará, segundo as autoridades, maior vazão ao trânsito no local e diminuirá expressivamente o tempo entre os dois locais. Atualmente, a ligação entre os municípios é feita por duas formas; através da Rodovia Cônego Domenico Rangoni e pelas balsas das Travessias litorâneas da Dersa.
O túnel Santos Guarujá terá 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e em viadutos, será inicialmente composto de seis módulos de concreto pré-moldado que serão construídos em uma doca seca no Guarujá para, aí então, serem deslocadas à baia de Santos. Após o término das obras, a previsão é que o motorista faça a travessia em cerca de 2 minutos.
O orçamento total previsto para a obra do túnel Santos Guarujá é de 2,4 bilhões de reais, sendo que o valor será divido para a montagem de uma série de etapas do projeto, inclusive a compensações ambientais na área afetada – vale ressaltar que o governo de São Paulo, em conjunto com as prefeituras de Santos e Guarujá resolveram mudar uma parte do trajeto do túnel a fim de evitar a desapropriação de alguns bairros que supostamente seriam atingidos pela obra.
Veja também: Novo Escort deve ser o nome do sucessor do Fiesta Rocam e do Ka
O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) será a responsável pelo gerenciamento das obras e, segundo informou, tem previsão de ser entregue em 4 anos. Confira com detalhes no vídeo abaixo o quão é extraordinário o projeto.
Vídeo do túnel Santos Guarujá