A Mercedes-Benz anunciou recentemente a chegada de novidades para a linha de caminhões extrapesados Actros no mercado brasileiro. A gama topo de linha agora está disponível também na configuração Mercedes-Benz Actros 2651 6×4 com motor de 510 cavalos de potência. Já os conhecidos Actros 2646 6×4 e Actros 2546 6×2 receberam visual atualizado e novos equipamentos mais modernos.
O novo Mercedes-Benz Actros 2651 6×4 é equipado com um motor OM 460 LA de 13 litros e seis cilindros em linha; que consegue desenvolver 510 cavalos de potência, a 1.900 rpm, e 244,7 kgfm de torque, a 1.100 rpm. Segundo a fabricante alemã, após ensaios em bancos de prova e testes no veículo; este motor, combinado com outras melhorias no caminhão, viabilizou uma redução de consumo de até 5 por cento.
Junto a esta unidade está o câmbio automatizado Mercedes PowerShift.
Na parte estética, a nova linha Actros traz como destaque a grade dianteira com a característica estrela de três pontos em destaque; além de novos elementos estéticos e funcionais que contribuem na aerodinâmica, otimizando a performance, economia de combustível e custos de reparo e manutenção. Como exemplo, há os novos defletores de ar nas laterais da grade frontal, maiores e mais altos, que possibilitam melhor escoamento do fluxo de ar.
Há também para-choque produzido com plástico mais resistente; novo spoiler integrado ao para-choque e posicionado a uma distância 35 mm maior do solo; estrela Mercedes-Benz iluminada; grade com nova alça de apoio; luzes de posição em LED no teto e no para-sol; luzes de condução diurna; climatizador de ar sobre o teto da cabina; cobertura dos degraus da escada de acesso e a tampa de estribo, entre outros.
Já no interior, se sobressai a cabina Megaspace, que oferece suspensão a ar. Há piso totalmente plano, altura interna de 1,92 metros e largura de 2,26 metros. Entre os equipamentos, o caminhão oferece display de quatro polegadas; tela Color TFT; comandos por teclas de navegação em cruz no painel ou por botões no volante; sistema de som com novos alto-falantes, tweeter e subwoofer; volante multifuncional; sistema de som com USB e Bluetooth, entre outros.
O Mercedes-Benz Actros adota ainda uma nova cama, com densidade maior; e novo climatizador.
A linha do extrapesado está disponível em quatro versões de cabinas: Curta (para o basculante fora de estrada), Leito Teto Baixo, Leito Teto Alto e Megaspace.
Outra novidade fica por conta da opção da suspensão metálica para as versões com tração 6×4 (2651 e 2646); que dispõem ainda da conhecida suspensão a ar. Esta nova suspensão estará disponível na versão de entre-eixos de 3.600 mm, para aplicações com PBTC até 74 toneladas, tendo foco em conforto e economia.
Os caminhões com a suspensão metálica oferecem uma capacidade total de até 1.080 litros (um tanque de combustível de 780 litros + um tanque adicional de 300 litros). Na versão com suspensão pneumática, a capacidade varia de 650 litros (um tanque) ou 890 litros (um tanque de 650 litros + um tanque adicional de 240 litros). Esses novos tanques são produzidos em alumínio, sendo mais leves que os anteriores.
Os caminhões Mercedes-Benz Actros 2546 6×2 e 2646 6×4, indicados para transporte rodoviário de carga, são equipados com motor de 456 cv de potência. A eles junta-se o Actros 2651 6×4 com 510 cv. Já o basculante Actros 4844 8×4, indicado para as severas aplicações fora-de-estrada, vem do motor de 435 cv.
Indicados para o transporte rodoviário de longas distâncias, os cavalos-mecânicos Actros 2546 6×2, 2646 6×4 e 2651 6×4 permitem a utilização de diversos semirreboques; como graneleiros; carga seca aberta; furgão; sider; tanques de líquidos e gases; porta-conteiner e outros. Também são utilizados para tracionar muticomposições; como bitrem, bitrenzão e rodotrem.
Já o Actros basculante 4844 K 8×4 é um caminhão indicado para as severas operações fora de estrada, como na mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura. Por fim, o Actros 4160 8×8 SLT (produzido na Alemanha) é indicado para operações especiais e transporte de cargas indivisíveis.