A Triumph anunciou recentemente novidades importantes no mercado brasileiro. Trata-se da nova geração da bigtrail Tiger Explorer e da naked Speed Triple R. O primeiro modelo, apresentado em novembro do ano passado no Salão de Milão (Itália), já está sendo vendido nas versões XR, com preço sugerido de R$ 58,5 mil, e XCx, por R$ 70,5 mil. Já o segundo pode ser encontrado nas concessionárias da marca no País em versão única, pelo preço de R$ 59,5 mil.
A nova Triumph Tiger Explorer é equipada com um motor tricilíndrico, de 1.215 cc e 12 válvulas, que rende 139 cavalos de potência, a 9.300 rpm, e 12,5 kgfm de torque, a 6.200 rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas, agora com embreagem hidráulica, com discos múltiplos e auxílio de torque (slip assist), evitando a fadiga do piloto, além de relação de marchas mais longa, com economia de combustível de 5% em relação ao modelo anterior. A transmissão final é por eixo-cardã.
Entre os diferenciais, a versão XR conta com rodas de liga-leve de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, controle de tração, freios ABS, dois modos de pilotagem (estrada e chuva), novas suspensões WP ajustáveis manualmente, para-brisa com ajuste elétrico, cavalete central, protetor de cárter de plástico, computador de bordo, tomada de alimentação de 12V e imobilizador eletrônico. O modelo está disponível nas cores Cristal White e Jet Black.
A variante XCx, por sua vez, se diferencia pelos freios ABS otimizados para curvas, modo de pilotagem off-road como adicional, protetor de cárter de alumínio, protetores de mãos, protetor do radiador em aço inoxidável, barras de proteção do motor, rodas raiadas, suspensão semi-ativa Triumph (TSAS), computador de bordo avançado, controle de velocidade, manoplas com aquecimento e tomada USB de 5V embaixo do banco. As cores disponíveis são Cristal White e Lucerne Blue.
Já a nova Triumph Speed Triple R traz como destaque o novo motor tricilíndrico de 1.050 cc. De acordo com a marca, este novo propulsor tem 104 inovações que se combinam para produzir mais potência e torque, além de reduzir o consumo de combustível em até 10%. São 140 cavalos de potência e 11,4 kgfm de torque.
Entre as mudanças, há nova câmara de combustão, novo cabeçote de cilindro, novo virabrequim, novo desenho de pistão e novos corpos do acelerador Ride-by-Wire. Outras inovações também incluem embreagem com sistema slip-assist, um radiador menor e mais eficiente e novo escapamento de fluxo livre com aumento de 70% na taxa de fluxo.
Nos equipamentos, a naked dispõe de freios ABS comutável, controle de tração comutável, nova ECU (Unidade Eletrônica de Control), acelerador Ride-by-Wire ajustável, cinco modos de condução (Road, Rain, Sport, Track e Rider Configurable), para-lama dianteiro e painéis do tanque de combustível em fibra de carbono, suspensão Öhlins, entre outros.
A novidade está disponível nas cores Matt Graphite e Cristal White.