Em 2009, quando algum amigo lhe dizer que tem uma minivan Picasso, você precisará perguntar a ele: “qual das três?”. Sim, a Citroën passará a vender aqui a C4 Picasso de 5 lugares, a legítima sucessora da nossa Xsara Picasso. Mas, como estamos no Brasil, isso não significa que esta última sairá de linha.
Claro, talvez essa convivência dure algum tempo apenas, mas hoje não justifica fabricar o novo modelo no Brasil ou Argentina (onde outros C4 são feitos). O problema (dos bons) é que a C4 Grand Picasso está vendendo bem para um veículo de cerca de R$ 90 000. São emplacados hoje cerca de 350 unidades contra 30 da Grand Scénic, sua rival de 7 lugares.
Natural que a Citroën importe também a versão de 5 lugares, com preço entre a Xsara Picasso e a Grand Picasso. Mas certamente a nossa minivan nacional, lançada em 2001, vai sentir ainda mais o baque. Atualmente, ela já caiu de 900 para cerca de 600 unidades vendidas.