A Honda acaba de lançar uma nova representante para o segmento de trails no mercado brasileiro. Trata-se da XRE 190, modelo que chega para se posicionar entre a NXR 150 Bros e a XRE 300, com preço sugerido de R$ 13,3 mil. A nova motocicleta se destaca pelo visual diferenciado, além do conjunto mecânico e do sistema de freio ABS de série.
No design, a Honda XRE 190 mistura elementos da Bros e da XRE maior. O modelo conta com para-lamas curto em posição superior, conjunto de carenagens com linhas anguladas, farol com formato agressivo (com lâmpadas mais potentes e econômicas, de acordo com a marca), lanternas e sinalizadores independentes na traseira, suporte de placa elevado, alças em alumínio com bagageiro em nylon, entre outros.
O painel de instrumentos é totalmente digital, com o marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o funcionamento do modelo. Há ainda assento largo em dois níveis e tanque de combustível com capacidade para 13,5 litros (3,1 litros de reserva) e tampa com desenho esportivo.
A nova XRE conta com um motor inédito, um monocilíndrico de 184,4 cm³, OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar e com sistema de injeção eletrônica PGM-FI e tecnologia FlexOne, que rende potência de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de 1,65 kgfm a 6.000 rpm abastecido com gasolina; e 16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 kgfm a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O sistema de partida é elétrico e o câmbio tem cinco velocidades, com transmissão final por corrente.
O modelo é construído com um chassi do tipo berço semi-duplo, produzido em tubos de aço. A motocicleta tem peso de 127 kg e altura do assento de 836 mm, ambos menores em relação a XRE 300.
A suspensão traz garfo telescópico com curso de 160 mm na dianteira e monoamortecidado tipo Pro-Liink ajustável com curso de 150 mm na traseira. Já os freios são a disco de 240 mm na frente e 220 mm atrás, sendo as rodas raiadas com acabamento em cromo fumê e pneus 90/90 – 19M/C 52P (dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P (traseiro).
O freio ABS da Honda XRE 190 está disponível apenas para a roda da frente. Ainda segundo a marca japonesa, a solução evita o travamento da roda dianteira em frenagens de emergência em pisos de baixa aderência.
Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190 estará disponível nas concessionárias no final de maio nas cores verde perolizado, vermelho perolizado e preto perolizado. Assim como o restante da linha da Honda, a trail tem garantia de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões.