Muito longe de um ‘racha’ dentro de um autódromo e mais parecido com a diversão de um bom jogo de videogame, mas distante do sofá. Esse é o cada vez mais conhecido Track Day, um evento que surgiu na Europa e nos Estados Unidos e que tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.
A ideia pareceria absurda até tempos atrás: abrir um autódromo oficial para que pessoas comuns acelerassem os próprios carros? Pois é basicamente isso, um evento com portas abertas para que qualquer um possa dar vazão a seu espírito de pilotagem e também de mecânica. Basta pagar uma taxa, preparar seu veículo e entrar na pista.
Mas não deve-se confundir o Track Day com um corrida. Aqui cada um faz a sua própria contra o seu tempo e com outros carros na pista. O que vale é o respeito e a amizade, num ambiente familiar que tem atraído gente de todas as idades.
Confira o vídeo do BlogAuto que mostra um pouco dos bastidores e do funcionamento de um Track Day que aconteceu em Curitiba, no Paraná.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Apesar de valer qualquer carro em condições de rodar, diverte-se mais que tem um modelo que sabe aproveitar as características de um circuito de verdade. Um exemplo é o Swfit Sport, o hatch esportivo da Suzuki. Com seu projeto voltado para o prazer de dirigir, motor aspirado de 142 cv e câmbio manual de 6 marchas, o Swift é considerado o carro ideal para Track Day e as chamadas “Drive experience”, quando uma pessoa aluga um carro para conhecer na prática um circuito.
Serviço:
www.TrackDayIn.com.br (Curitiba)
www.CrazyForAuto.com (São Paulo)
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.
A ideia ja antiga no mundo das motos e Ja existem diversos eventos desse tipo
Já participei de um evento como esse, pra quem gosta de carro vale muito a pena!