Tantos defeitos reconhecidos – imaginem quantos não o são – têm feito a opinião pública se perguntar: “afinal, por que tantos recalls?”. O especialista no setor automobílistico Luiz Carlos Augusto, da consultoria Jato Dynamics, aponta o aumento na concorrência em entrevista recente. Segundo ele, a necessidade de lançar produtos com frequência e a pressão por resultados têm feito as montadoras lançarem produtos sem o devido cuidado.
A solução parece que ainda demorará a ocorrer. Somente nesta semana três modelos terão de passar por recalls, além do Corolla – Mitsubishi TR4, Land Rover Defender e, quem diria, até mesmo o Porsche Panamera.
A Land Rover anunciou que a caixa de transferência do Defender das versões 90, 110 e 130 precisam ser vistoriadas por suspeita de vazamento de óleo. O problema afeta os modelos 2007 e 2008 – no Brasil são 123 unidades.
A Mitsubishi, por sua vez, revela que o TR4 sofre com um problema parecido com o do Corolla americano. A válvula de admissão de ar do motor pode se soltar e manter o acelerador em rotações elevadas. Os chassis envolvidos vão de 40 536 a 45 405.
Já o Panamera pode apresentar problemas nos cintos dianteiros caso o banco esteja muito avançado. O defeito foi descoberto pelo NTHSA, o órgão de segurança dos Estados Unidos, mas o recall é mundial. Agora vejam como a Porsche resolveu o problema no Brasil. Em vez de chamar os 55 donos do esportivo para suas lojas, a marca alemã visitou a casa de cada um e corrigiu o defeito in loco. Assim até eu faço recall.