Chega ao Brasil o novo Toyota Yaris 2019, e diferentemente de outras marcas, a fabricante japonesa manteve o mesmo nome tanto para a versão hatch, quanto para o sedã.
Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o modelo conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios e fazem do compacto; transmissão automática CVT e manual de seis velocidades, além de uma recheada lista de itens de conveniência, tecnologia e segurança em todas as versões, como vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15 polegadas e faróis de neblina.
Para atender às necessidades dos mais diferentes perfis de clientes, o novo Yaris chega ao Brasil em cinco versões.
Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro.
O Toyota Yaris 2019 está disponível nas motorizações 1.3 e 1.5 para a versão hatch e 1.5 para o sedã. Os motores 1.3 e 1.5, ambos 16V Flexfuel, trazem a já consagrada tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.
1.3 litro Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 rpm, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios.
1.5 litro Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 rpm, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 rpm, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.
O novo Yaris está equipado com dois tipos de transmissões. A manual de seis velocidades e a Multidrive de tecnologia CVT.
Na transmissão manual, derivada da mecânica do Etios, a Toyota conta com o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração –, que funciona como um auxiliar de arranque, minimizando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, para o Yaris os engates das marchas estão mais precisos.
Já a transmissão Multidrive CVT, já consagrada no Corolla, privilegia desempenho sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.
As cores disponíveis para o novo Yaris são: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova e exclusiva, Azul Titã.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Muito dessa credibilidade se deve ao custo de propriedade dos veículos. Para o Yaris, até os 60.000 km, o custo total com revisões dentro do programa “Revisão na Medida” da marca será de R$ 2.914,44.
Modelo | Versão | Preço público sugerido |
---|---|---|
Toyota Yaris Hatch 2019 |
XL 1.3 16V manual | R$ 59.590,00 |
XL 1.3 16V CVT | R$ 65.590,00 | |
XL Plus Tech 1.3 16V CVT | R$ 69.590,00 | |
XS 1.5 16V CVT | R$ 74.590,00 | |
XLS 1.5 16V CVT | R$ 77.590,00 | |
Toyota Yaris Sedã 2019 |
XL 1.5 16V manual | R$ 63.990,00 |
XL 1.5 16V CVT | R$ 68.690,00 | |
XL Plus Tech 1.5 16V CVT | R$ 73.990,00 | |
XS 1.5 16V CVT | R$ 76.990,00 | |
XLS 1.5 16V CVT | R$ 79.990,00 |
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.
Muito caro pelo que oferece. O Consumo parece ser bom.
Yaris hatch e sedã são tecnicamente inferiores ao Polo e Virtus e custam mais caro.
Yaris apresenta menor potencia, torque e , portanto, menor desempenho.
Não valem a pena !
O que não vale a pena é esse seu comentário pífio,sem noção.
O que não vale a pena é esse seu comentário pífio,sem noção.