Ícone do site BlogAuto

Toyota teria ultrapassado GM já em 2006

Esse veículo aí da foto acima teve um papel importante no suposto 1º lugar em vendas globais de veículos em 2006. A General Motors manteve o título de maior fabricante de automóveis do mundo no ano passado graças à van Wuling, fabricada pela chinesa SAIC.

Sim, a Wulling é o modelo da foto, uma microvan com cara de Towner. E a afirmação é do jornal Automotive News. Ainda, segundo a publicação, a Toyota teria terminado na frente da GM já em 2006 se não fosse a manobra da empresa norte-americana em incluir na conta as vendas dos veículos da SAIC, da qual é acionista.

Nas contas do jornal, no entanto, incluir vendas de subsidiárias e empresas associadas só valem na proporção de sua participação societária. Com isso, o total de veículos vendidos pela GM no mundo cairia para 8 679 860 contra 8 808 000 da Toyota, 128 a menos que sua rival japonesa.

A Toyota festejou a liderança mundial no 1º trimestre deste ano, após divulgar números que a colocavam à frente da GM pela primeira vez em décadas. Digamos que o campeonato de 2006 já acabou e agora é tarde para buscar explicações. O importante é vencer a edição de 2007 e, assim, garantir o título longe do tapetão…

Sair da versão mobile