Esse veículo aí da foto acima teve um papel importante no suposto 1º lugar em vendas globais de veículos em 2006. A General Motors manteve o título de maior fabricante de automóveis do mundo no ano passado graças à van Wuling, fabricada pela chinesa SAIC.
Sim, a Wulling é o modelo da foto, uma microvan com cara de Towner. E a afirmação é do jornal Automotive News. Ainda, segundo a publicação, a Toyota teria terminado na frente da GM já em 2006 se não fosse a manobra da empresa norte-americana em incluir na conta as vendas dos veículos da SAIC, da qual é acionista.
Nas contas do jornal, no entanto, incluir vendas de subsidiárias e empresas associadas só valem na proporção de sua participação societária. Com isso, o total de veículos vendidos pela GM no mundo cairia para 8 679 860 contra 8 808 000 da Toyota, 128 a menos que sua rival japonesa.
A Toyota festejou a liderança mundial no 1º trimestre deste ano, após divulgar números que a colocavam à frente da GM pela primeira vez em décadas. Digamos que o campeonato de 2006 já acabou e agora é tarde para buscar explicações. O importante é vencer a edição de 2007 e, assim, garantir o título longe do tapetão…